Na cidade

“The Guardian” elege 10 cidades portuguesas que parecem saídas de “um conto de fadas”

A cidade de Tavira, no Algarve, foi a que recebeu mais votos dos leitores do conceituado jornal britânico.

Foram os leitores do “The Guardian” que votaram naquelas que consideram ser as cidades e vilas portuguesas que parecem saídas de “um conto de fadas” — e o jornal britânico elaborou uma lista com as dez vencedoras. A 28 de outubro, o resultado foi publicado e posicionou o Algarve no primeiro lugar das preferências, mais especificamente a cidade de Tavira.

Seguiram-se Aljezur, também no Algarve; Évora e Elvas, no Alentejo; Piodão, na Serra do Açor; Monsanto, em Castelo Branco; Tomar, em Santarém; Santa Comba Dão, em Viseu; Aveiro e, por último, Guimarães, a única cidade no norte do País a ocupar um lugar na lista. Lisboa e Porto ficaram fora da votação.

“Com praias fluviais e atlânticas, arquitetura brilhante e gastronomia barata, mas deliciosa, os nossos informantes empanturraram-se na beleza do país”, escreve o jornal. Sobre o primeiro lugar da lista, o jornalista Malcom Matthew diz que “até o ateu com o coração mais frio não pode deixar de ficar impressionado com as 37 igrejas de Tavira”. 

Já Barbara Forbes diz que é estranho que o berço de Portugal, Guimarães, não conste no itinerário regular dos turistas. “A 55 minutos de comboio do Porto e com o centro a 10 minutos a pé da estação, tem edifícios discretos e elegantes, ruas calmas onde as pessoas levam as suas cadeiras para se sentarem a conversar”, continua.

Pode saber tudo o que o “The Guardian” disse sobre as cidades portuguesas no artigo que foi publicado no site.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT