As redes sociais tornaram-se plataformas essenciais para conseguirmos ter acesso a informação e saber, em poucos segundos, o que se passa no mundo. No entanto, fizeram também crescer o problema oposto: o aumento da desinformação. Para muitas pessoas, nem sempre é fácil identificar que conteúdos são verdadeiros ou falsos.
Este exercício é particularmente difícil em determinados momentos, como as semanas que antecedem eleições. As fake news tomam conta dos feeds das redes sociais, com vídeos e notícias falsas que são partilhados milhares de vezes entre amigos e familiares, por mensagens de WhatsApp, por exemplo. A desinformação invade as plataformas digitais e é preciso ter um cuidado extra.
O TikTok decidiu ajudar a combater este problema, com o lançamento de ferramentas de controlo de conteúdos partilhados a propósito das eleições legislativas, marcadas para este domingo, 18 de maio. A plataforma quer ajudar os portugueses, sobretudo os mais jovens, apontando ou mesmo apagando informações faldas.
Assim, criou, no final de abril o Centro Eleitoral, um espaço dentro da rede social pensado “para conectar os utilizadores com informações certificadas, incluindo recursos oficiais da Comissão Eleitoral, datas importantes sobre as votações e dicas para identificar desinformação.”
“No esforço contínuo para proteger a plataforma durante eventos democráticos cruciais, o TikTok implementou um conjunto abrangente de medidas antes das próximas eleições portuguesas”, refere.
A plataforma garante que tem estado cada vez mais atenta aos conteúdos partilhados. Afirma que, em Portugal, entre 14 e 27 de abril, removeu mais de 275 conteúdos que violavam as políticas de integridade cívica e eleitoral, desinformação e vídeos gerados por inteligência artifical — “com mais de 98 por cento dos conteúdos a serem removidos antes de receberem qualquer denúncia”.
No panorama geral, o TikTok afirma que, nesse período, retirou mais de 1,4 milhões de gostos falsos e mais de 942 mil pedidos de seguidores falsos, tendo bloqueado mais de 7.400 contas de spam no País.
“As equipas especializadas do TikTok continuam a combater a interferência estrangeira e operações de influência dissimulada, e até agora, não descobriram nem desmantelaram qualquer operação de influência deste género especificamente dirigida às eleições portuguesas”, refere.
A plataforma de vídeo lançou também um Hub Global de Integridade Eleitoral, fornecendo dados fidedignos sobre os esforços de fiscalização relacionados com as eleições em vários países. “As eleições são momentos importantes de participação cívica e o TikTok continua empenhado em capacitar a liberdade de expressão, garantindo que a nossa comunidade se mantém segura, autêntica e informada.”
Para aceder ao Centro Eleitoral, basta escrever “eleições legislativas” ou “eleições portuguesas” na barra de pesquisa. Antes mesmos de aparecerem os vídeos, verá uma mensagem que diz “Sensibilização para as eleições”. Basta carregar para ter acesso a toda a informação disponibilizada.
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