Fora de casa
ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Todos os distritos sob aviso amarelo: a chuva chegou em força e veio para ficar

Depressão tropical vai intensificar-se nos próximos dias e o mau tempo vai manter-se no fim de semana.

Depois de um verão prolongado, com temperaturas acima do normal, a chuva chegou e parece que não tem planos para ir embora tão cedo. Esta terça-feira, 28 de outubro, aproxima-se uma depressão que vai trazer chuva e aguaceiros, por vezes intensos, a todo o País. Como consequência, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou todos os distritos de Portugal continental sob aviso amarelo.

O motivo do agravamento do tempo, previsto para esta terça e quarta-feira, é uma “depressão que se encontra centrada entre os arquipélagos da Madeira e dos Açores, que se irá deslocar lentamente para leste, à qual estão associadas massas de ar tropical com elevado conteúdo em vapor de água, consideravelmente instáveis”, segundo explica o IPMA.

“Haverá um agravamento em particular nas regiões Centro e Sul, onde estão reunidas condições para ocorrência de precipitação forte, com probabilidade de trovoadas frequentes, podendo ocorrer impactos tais como cheias em meio urbano ou potenciar movimentos de terras em zonas fragilizadas.”

Os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Portalegre e Lisboa vão manter-se sob aviso amarelo devido à chuva até à uma da manhã de quarta-feira. Já Évora, Setúbal, Beja e Faro vão passar a aviso laranja a partir das três da manhã do mesmo dia, prolongando-se pelo menos até às 15 horas.

Beja e Faro têm também um aviso amarelo em vigor por causa da trovoada, vento e agitação marítima.

Com a chegada da instabilidade, as temperaturas máximas vão descer ligeiramente. As mínimas devem variar entre os três e os 18 graus, e as máximas entre os 13 e os 23.

No fim de semana, o cenário mantém-se semelhante. Há previsão de chuva tanto para sábado como para domingo, com os termómetros a atingirem os 23 graus em Évora e os 14 na Guarda. Em Lisboa e no Porto, as máximas devem rondar os 21 e os 19 graus, respetivamente.

 

ARTIGOS RECOMENDADOS