Na cidade

Todos os feriados e pontes que vai poder aproveitar no próximo ano

2023 não arranca da melhor maneira, mas anime-se: vêm aí cinco fins de semana prolongados para aproveitar.
Marque já as escapadinhas.

A poucos meses do final do ano, muitos portugueses já só pensam nas escapadinhas e nas férias que querem marcar para 2023. E para aproveitar o máximo todos os feriados e dias livres, o melhor é começar a olhar já para o calendário.

O primeiro feriado acontece logo no dia de Ano Novo e é um dos quatro feriados que calha durante o fim de semana. Segue-se o feriado móvel do Carnaval (embora não chegue a todos os setores), que aponta para a primeira possível ponte: 21 de fevereiro, terça-feira. Este é um daqueles dias que poderá ou não gozar, visto que a tolerância de ponto depende do governo, dos municípios e das empresas.

No mês de março, não há feriados à vista. O próximo só acontece em abril, com o fim de semana prolongado da Páscoa. A sexta-feira Santa vai celebrar-se a 7 de abril, o que pode sempre servir para tirar umas mini férias de Páscoa. Segue-se o 25 de Abril, que calha a uma terça-feira e há a hipótese de colar uma folga ou um dia de férias na véspera.

As boas notícias continuam no mês seguinte, com mais um fim de semana de três dias. Este ano, o Dia do Trabalhador, assinalado a 1 de maio, será numa segunda-feira.

Para contar com uma nova ponte tem de esperar até ao feriado de Corpo de Deus, que vai calhar no dia 8, quinta-feira. Dois dias depois, assinala-se o Dia de Portugal, num sábado.

Junho também é sinónimo de feriados municipais: em Lisboa, por exemplo, o dia de Santo António é dia 13, terça-feira. Já no Porto, o São João celebra-se dia 24, sábado.

Apesar de passar despercebido, no pico de verão também há um feriado: o Dia da Assunção de Nossa Senhora, a 15 de agosto. No próximo ano, será uma terça-feira, o que significa que poderá aproveitar para marcar outro fim de semana prolongado.

Depois de um mês inteiro sem feriados, chega finalmente outubro — e traz boas notícias. Para quem precisa de uns dias extra de descanso, pode aproveitar o feriado de 5 de outubro para fazer mais uma ponte, já que vai calhar a uma quinta-feira.

A única pausa a meio  da semana vai acontecer em novembro, com o feriado do dia 1, de Todos os Santos, na quarta-feira. A melhor notícia chega em dezembro: no último mês do ano, vai poder contar com três feriados ou, por outras palavras, com três fins de semana prolongados. Isto porque os feriados do dia 1 (Restauração da Independência) e 8 (Dia da Imaculada Conceição) vão acontecer ambos à sexta-feira, enquanto que o Dia de Natal, 25, calha a uma segunda-feira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT