Na cidade

Trânsito na Avenida da Liberdade, em Lisboa, vai ser proibido aos domingos e feriados

A velocidade máxima de circulação também vai reduzir 10 quilómetros por hora nas ruas da capital.
Vai ter de deixar o carro em casa.

Se costuma conduzir em Lisboa, o melhor é estar atento às novas regras: a velocidade máxima de circulação vai ser reduzida em 10 quilómetros por hora e o trânsito automóvel na Avenida da Liberdade aos domingos e feriados vai ser proibido. Ambas as medidas constavam de uma proposta do Livre que foi aprovada numa reunião privada da Câmara Municipal de Lisboa esta quarta-feira, dia 11 de maio.

Quem conduzir na capital terá de “reduzir em 10 quilómetros por hora a velocidade máxima de circulação permitida para: 30 quilómetros por hora nas vias de 3.º, 4.º e 5.º nível da rede viária, para 40 quilómetros por horas nas vias de 2.º nível e para 70 quilómetros por hora nas vias de 1.º nível”, segundo a Lusa. 

A iniciativa do Livre determina ainda a “eliminação do trânsito automóvel na Avenida da Liberdade em todos os domingos e feriados”, algo que acontecia apenas no último domingo de cada mês. Foi decidido também que o corte do trânsito automóvel aos domingos deve ser alargado “a uma artéria central (ou mais) com comércio e serviços locais” de todas as freguesias da capital.  

A medida faz parte da iniciativa do partido “Contra a guerra, pelo clima: proposta pela redução da dependência dos combustíveis fósseis na cidade de Lisboa”. O objetivo é incentivar a população a deslocar-se mais vezes a pé, de forma segura e confortável e sem recorrer ao automóvel próprio. A proposta do Livre defende ainda a promoção da utilização dos transportes públicos e alargar o alcance da rede Gira, BiciParks e da rede ciclável.  

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT