Em setembro, no Dia Mundial do Turismo, a Tiqets, uma plataforma de reservas online para museus e atrações de todo o mundo, anunciou os vencedores de cada país dos Remarkable Venue Awards. Estas distinções reconhecem os melhores espaços de nove países — e contou, pela primeira vez, com vários candidatos nacionais.
As distinções foram divulgadas na noite de quarta-feira, 2 de novembro, no âmbito do Tourism Innovation Summit (TIS) que decorre em Sevilha, Espanha, entre 2 e 4 de novembro. Logo na estreia, Portugal arrasou a concorrência — foi o País mais premiado, conquistando o primeiro lugar em três categorias.
A eleição das atrações portuguesas em cada categoria foi o resultado de uma votação global em que participaram utilizadores da platforma do mundo inteiro. A competição foi disputada entre atrações da Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Países Baixos, Portugal e Reino Unido.
Na categoria de “Lugar Mais Notável”, o grande vencedor foi o Oceanário de Lisboa. Já o Museu do FC Porto ‒ Estádio do Dragão foi eleito a “Melhor Atração”, enquanto que a Livraria Lello, também no Porto, venceu a distinção de “Lugar Mais Inovador”. Esta última distinção não é propriamente surpreendente, dada a frequência com que aparece no topo das preferências de quem nos visita. Já menos esperadas foram as distinções atribuídas ao Oceanário — que embora seja muito apreciado subiu ainda mais no ranking — e ao espaço museológico do clube de futebol nortenho, uma estreia neste tipo de galardões com pendor turístico.
“Um dos grandes destaques da noite é a popularidade das atrações nacionais que, mesmo concorrendo nos Remarkable Venue Awards pela primeira vez, conquistaram três dos sete prémios. Isto é um reconhecimento de que a oferta turística e cultural portuguesa constitui uma referência internacional”, disse Jaume Vidal, diretor regional da Tiqets para Espanha e Portugal.
De seguida, carregue na galeria para conhecer os sete vencedores dos Remarkable Venue Awards.