Na cidade

Tudo o que já sabemos sobre o festival de balões de ar quente com batismos grátis

Começa a 8 de novembro e termina a 14. O evento trará vistas únicas sobre o Alentejo, bem como um espetáculo noturno verdadeiramente mágico.
O festival está de volta ao Alentejo.

Se sempre teve o sonho de voar num balão de ar quente, esta é a oportunidade ideal. Após um ano de pausa forçada pela pandemia, o Festival Internacional de Balões de Ar Quente está de volta em 2021 para a sua 24.ª edição, que acontece entre 8 e 14 de novembro. Além de Portugal, vão participar seis países: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda e Inglaterra. Todas estes especialistas estarão juntos no Alentejo, cujo programa foi revelado esta semana.

O evento arranca então no dia 8 de novembro na freguesia alentejana de Fronteira. Seguem-se espetáculos em Alter do Chão (9), Monforte (10), Benavila (11) e Ponte de Sor (12 e 13). O último dia do evento, 14 de novembro, decorrerá num lugar surpresa que só será revelado mais tarde pela organização.

De acordo com informações prestas pela organização à NiT, a programação para os dias 8, 9, 10 e 12 será sempre igual: pelas 7 horas da manhã começam os voos livres, que, tal como o Festival promete, irão colorir os céus alentejanos. A população também está convidada a viver esta inesquecível experiência de voar, através da aquisição de uma pulseira solidária junto dos bombeiros voluntários das localidades aderentes ao evento (Bombeiros Voluntários de Alter do Chão, Fronteira, Monforte e Ponte de Sor).

Mais tarde, pelas 10 horas, começam os batismos de voo cativo. Aqui, o balão está fixo, mas anda de cima para baixo, oferecendo assim vários pontos de vista sobre o Alentejo. Esta atividade é gratuita e a participação está dependente da ordem de chegada. À tarde, por volta das 14 horas, contará com uma nova ronda de voos livres, pagos com a tal pulseira.

No último dia do festival, a organização apenas adiantou a informação de que será realizado um voo livre pelas 7 horas da manhã. O dia mais agitado deverá mesmo acontecer na véspera, 13 de novembro. É para essa altura que está reservado o icónico “Night Glow”, um espetáculo de 30 minutos noturno de luz, cor e som, cujas chamas dos queimadores são libertadas ao ritmo da música. Segundo a organização, “é um espetáculo dinâmico coordenado pela organização, cujos pilotos de cinco países diferentes exibem os seus coloridos balões”.

As pulseiras solidárias dos voos livres já podem ser pedidas através dos emails dos diferentes Bombeiros Voluntários: secretaria@nullbvfronteira.pt (Fronteira); bombeirosalter@nullhotmail.com (Alter do Chão); comandobvm@nullgmail.com (Monforte); baloes.2021@nullahbv-pontedesor.pt (Ponte de Sor). Porém, os ingressos para os dias 11 e 14 já se encontram esgotados. Cada pulseira tem um custo de 50€.

Carregue na galeria para conhecer melhor, através de imagens de anos e eventos anteriores, o maior festival de balões de ar quente do País.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT