270 horas por escultura, 25 toneladas de chocolate e 57 chefs no recinto. Estes são apenas alguns dos dados surpreendentes que caracterizam a nova edição do Festival do Chocolate de Óbidos, que decorrerá na pitoresca vila do Oeste entre 10 e 26 de março. Este ano, o tema escolhido foi a banda desenhada, “através da qual se contará a história do chocolate e, as personagens mais emblemáticas dos livros aos quadradinhos transformam-se em fantásticas esculturas”, explica a autarquia à NiT.
Em exposição no Óbidos Chocolate House, já dentro das muralhas, estarão as criações pormenorizadas de diversas personagens famosas das bandas desenhadas, feitas recorrendo àquele doce. São um dos grandes destaques do evento e foram criadas pelo chef Abner Ivan e a sua equipa técnica. As oito obras de arte demoraram 2.160 horas até estarem concluídas.
“Diretamente dos mais altos prédios de Nova Iorque para o Castelo de Óbidos, teremos o Homem-Aranha pronto para lutar contra os vilões“, aponta a Câmara. Agora viajando do Brasil, vem uma réplica doce de uma personagem que marcou a infância de milhões: a protagonista de “A Turma da Mónica”. Astérix e Obélix, Tom e Jerry, Pateta e Lucky Luke são outros dos bonecos que vai poder conhecer.
A banda desenhada é o tema desta edição, e por isso, irá encontrar várias outras figuras dos livros aos quadradinhos (e não só) a deambularem pela vila. Quem já passou por um destes grandes festivais em Óbidos sabe que nas ruas nunca falta animação. Este ano vai poder conhecer várias personagens da Disney, “que ganham vida para espalhar sorrisos entre todos”. Espere ainda por momentos musicais, contadores de histórias e até artes circenses.
Neste festival não faltarão espaços onde os miúdos se podem divertir. No Kids Play, situado no Miradouro do Jogo da Bola, os mais pequenos vão encontrar um contador de histórias inspiradas no universo de Astérix e Obélix. “Esta área, incluída no bilhete geral, terá ainda carreira de tiro com arco, uma catapulta, um alvo pendular e três torres de obstáculos”, apontam.
Tal como já é tradição, o enorme evento vai promover a aprendizagem tanto entre miúdos como adultos. Estes momentos educativos decorrerão na Estação Melgão, na Cerca do Castelo. “O visitante é convidado a embarcar numa viagem que o leva da fava do fruto do cacaueiro até ao chocolate”. Vai conhecer todo o processo da fabrico daquele que é o doce mais popular do mundo.
Francisco Siopa, chef executivo de pastelaria no Penha Longa Hotel, é o curador da 19.ª edição do evento, e será a estrela do showcooking “Chocolate e Insetos: o Marketing na Alimentação”. Ali vai tentar provar que muitas vezes consumimos com os olhos, mesmo que não saibamos os ingredientes que estão na comida. Terá lugar a 18 de março, pelas 14h30.
Como exemplo, Francisco usará as tabletes de chocolate que lançou em dezembro de 2022. A linha inclui uma barra com o nome Bugs, que é feita com larvas de tenebrio molitor, grilos desidratados, farinhas de larvas de buffalo, chocolate negro e praliné de pecan. Apesar de ser feita com insetos, acredita que muitos daqueles que a vão provar no evento acabarão por ficar fãs.
No Auditório da Casa da Música haverá muitos outros showcookings com reconhecidos chefs e figuras públicas nacionais. Ali “vão confecionar receitas e partilhar com os espectadores técnicas e habilidades, sempre com o chocolate como ingrediente central”, aponta a autarquia. Receitas invulgares não faltarão.
Os enófilos não serão esquecidos. Joaquim Arnaud, produtor, agricultor e “afinador de vinhos”, vai apresentar vários rótulos que combinam perfeitamente com muitos dos chocolates que estarão a ser vendidos no festival. Ambos “estarão juntos como uma experiência sensorial elegante e deliciosa”, descrevem.
A Praça de Santa Maria vai transformar-se na Grand Place du Chocolat, “uma elegante esplanada de inspiração francesa”. Ali vai encontrar muitas comidas e bebidas que têm o derivado do cacau como ingrediente principal. Além disso, “encontrará glamorosas personagens com as quais poderá dividir este momento perfeito para se divertir e relaxar”. Procurando oferecer também experiências, a organização decidiu criar a Casa do Chocolate. Neste spot localizado na Cerca do Castelo, os visitantes podem dar largas à imaginação e decorarão a seu gosto o seu próprio DOTS, um donut “original e delicioso”.
E como (infelizmente) não podemos só comer, está marcada para 25 de março a quarta edição da Corrida do Chocolate. Começará pelas 16h30 na Porta da Vila e conta com um trajeto de dez quilómetros. Caso prefira um ritmo mais lento, pode participar na caminhada de seis quilómetros.
Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteira do evento ou no site da BOL. Custam 10€ para aqueles com 12 anos ou mais, e 8€ para os miúdos entre os 4 e os 11 anos. As portas estarão abertas entre sexta-feira e domingo das 11 às 20 horas.
Carregue na galeria e descubra como foi a edição de 2022 do Festival de Chocolate de Óbidos, onde o tema foi Os Loucos Anos 20.