Na cidade

Turismo de Portugal lança percurso literário com roteiros percorridos por Saramago

Projeto “Viagem a Portugal Revisited” é lançado por ocasião do Centenário do Nobel da Literatura.
Uma homenagem ao escritor. Foto de Juan Ramón Iborra/ cedida por TNDM II.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, 17 de novembro, pelo Turismo de Portugal. O início das celebrações do Centenário de José Saramago, autor de mais de 40 obras — detentor do Prémio Nobel de Literatura e do Prémio Camões — vai marcar também o arranque de “Viagem a Portugal Revisited”, um projeto de turismo literário desta entidade.

Desenvolvido em parceria com a Fundação José Saramago, este percurso vai consistir numa reconstrução dos roteiros percorridos por Saramago, e descritos na obra homónima, por autores contemporâneos nacionais e internacionais.

José Luis Peixoto (galardoado com o Prémio Literário José Saramago em 2001) é o primeiro autor a ser desafiado para fazer um relato contemporâneo da viagem e dos locais visitados. A iniciativa é uma oportunidade de dar a conhecer o imenso território onde Saramago se inspirou, os locais, as paisagens, os sabores e as gentes, mas também promover Portugal como destino de turismo literário.

Entre outubro de 1979 e julho de 1980 o escritor nobelizado percorreu o País (a convite do Círculo de Leitores) para escrever “Viagem a Portugal”. Na altura, o autor destacava que “é preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite… É preciso voltar aos passos que foram dados, para os repetir, e para traçar caminhos novos.”

Para além da homenagem prestada a Saramago, o projeto pretende dar a conhecer Portugal através do olhar do escritor e motivar a interação com outros roteiros literários, desenhados a partir de outras obras do autor ou em lugares nelas mencionados (como o Convento de Mafra, mencionado em “O Memorial do Convento”, por exemplo).

No início de 2022 será lançada a plataforma digital “Viagem a Portugal Revisited” com os itinerários e os conteúdos dos locais revisitados pelos autores convidados, que podem assim ser descobertos de forma interativa e dinâmica, através de um roteiro inovador num mapa 3D com a tecnologia Google Earth. Serão também divulgados conteúdos escritos, visuais e sonoros através de diferentes canais de partilha (como o YouTube ou a Spotify).

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT