Na cidade

TVDEs, táxis, trotinetas e bicicletas passam a estar juntos numa só aplicação

A Free Now passa a integrar vários serviços (e um milhão de utilizadores) numa plataforma. Portugal é o primeiro a mudar.
As mudanças já chegaram.

A partir desta quarta-feira, 3 de junho, a Kapten migra para a Free Now, e esta torna-se na primeira plataforma de mobilidade em Portugal a reunir TVDE, táxis, trotinetes e bicicletas elétricas numa só aplicação.

Disponível na zona da grande Lisboa e grande Porto, a plataforma oferece agora opções de mobilidade de uma abrangência sem precedentes, com o acesso a ser feito exclusivamente através de uma só app.

Segundo o CEO da Free Now em comunicado, Portugal é o primeiro dos países europeus em que a Kapten se junta à Free Now; ou seja em que tudo migra e se une, incluindo táxis, TVDE, trotinetas e bicicletas elétricas na mesma aplicação. “Começar em Portugal é um grande desafio, que reflete o compromisso do grupo com o mercado Português”, explica Marc Berg.

A Free Now era antes a MyTaxi, que geria os táxis através de uma aplicação de telemóvel; a Kapten era a Chauffer Privé, dedicada a veículos de transporte descaracterizados, vulgo TVDE. Já as trotinetes e bicicletas disponíveis serão as da Hive.

A Kapten deixa de existir, mas os utilizadores da marca manterão todas as vantagens que tinham, através de um processo de migração de conta que a Free Now garante que será “simples, rápido e intuitivo”. Este decorrerá de forma gradual, permitindo aos utilizadores da app de TVDE migrar quando for mais conveniente. Serão disponibilizados também incentivos promocionais nas primeiras viagens para facilitar a mudança e proporcionar uma primeira experiência aos habituais utilizadores.

Ao juntar táxis e TVDE´s na mesma app, a Free Now diz contrariar abertamente a suposta ‘guerra aberta’ entre os dois, num objetivo de mobilidade acima de tudo, e de união do setor. 

A empresa destaca ainda ter em curso todos os procedimentos de proteção dos motoristas e passageiros, por causa da pandemia do novo coronavírus. “A marca já tinha equipado parte da frota com divisórias físicas entre o espaço do condutor e dos passageiros transportados no banco da retaguarda, alargando agora estas medidas a toda os táxis e TVDEs, reforçando ainda a higienização constante dos veículos e oferecendo a todos os motoristas gel e máscaras”, garante.

No que toca às trotinetes e bicicletas elétricas da Hive, foram reforçados os procedimentos de desinfeção com um aumento da frequência, sendo os equipamentos higienizados todas as manhãs. Todas as áreas de contacto são limpas com uma solução alcoólica a 70%, o que inclui punhos, campainha, acelerador, travões e o ecrã de leitura do QR Code. Para além disso, a Free Now aconselha também os utilizadores a desinfetar as mãos antes e depois do uso dos equipamentos, assim como a utilização de luvas sempre que seja possível.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT