Na cidade

Uber Pet: já pode viajar com o seu animal de estimação em Portugal

O novo serviço está disponível a partir desta terça-feira, 30 de novembro, nas cidades de Lisboa, Porto e na região do Algarve.
Chegou o Uber Pet.

É um dia que pode impactar o quotidiano de muitos cidadãos. A partir desta terça-feira, 30 de novembro, se reside em Lisboa, Porto ou na região do Algarve, já pode andar pela cidade com o seu animal de estimação com mais uma alternativa. Só tem de chamar um Uber.

A empresa lançou no último dia de novembro o Uber Pet: uma nova opção que permite aos utilizadores viajarem na companhia dos seus animais de estimação nos veículos da plataforma.

Segundo a companhia, o objetivo é responder à crescente procura dos utilizadores. “Em Portugal, atualmente há mais de 2,8 milhões de animais domésticos registados segundo o Sistema de Informações de Animais de Companhia”, adianta a Uber.

Os utilizadores passam por isso a poder selecionar o Uber Pet como uma nova opção de viagem: ela está dentro da aplicação, porém, é apresentada como um serviço independente — tal como outros produtos oferecidos pela plataforma como o UberX, UberXL, Uber Green, Comfort ou Black.

O preço exato e o tempo de espera estimado serão exibidos antes de solicitar a viagem, mas já pode ter uma ideia dos preços aproximados: serão tarifas equivalentes à modalidade UberX, mas com uma taxa adicional de 2€ por cada viagem.

Além disso, esta opção traz mais conforto e tranquilidade para as viagens com os bichos, já que o motorista estará sempre previamente avisado que irá transportar um animal no interior do veículo.

“O Uber Pet é um exemplo do nosso compromisso em continuar a desenvolver tecnologia e inovação em Portugal , ao mesmo tempo em que ouvimos e atendemos às diferentes necessidades dos nossos utilizadores. Queremos, com isso, oferecer mais um serviço de mobilidade inclusivo, desta vez para quem precisa de viajar com o seu animal de estimação de uma forma tranquila e segura”, refere Manuel Pina, diretor-geral da Uber em Portugal.

A opção é lançada esta semana em simultâneo em Portugal, Espanha, Polónia, República Checa e Peru. Já existia na Suíça, Suécia, Países Baixos, Bélgica, Noruega, Finlândia e Alemanha.

Manuel Pina explica a chegada do serviço a Portugal à NiT: “Após a experiência bem sucedida do serviço noutros países da Europa, decidimos trazer o Uber Pet para Portugal e ampliar o catálogo de soluções de mobilidade que oferecemos aos portugueses. Este era um pedido antigo dos nossos utilizadores, que sentiam falta de uma opção acessível e segura para transportar os seus animais de estimação sem preocupações. É importante lembrar que o transporte de cães de assistência permanece sem alterações e poderá ser feito ao solicitar qualquer produto Uber, sem qualquer custo adicional”.

Regras e sugestões

Porque viajar com um animal num espaço confinado nem sempre é uma situação fácil, a plataforma deixa ainda umas dicas extra: manter o seu cão ou gato preso com uma coleira, arnês ou numa caixa própria. Se o seu animal de estimação não for um cão ou gato, será necessário uma transportadora, diz a empresa.

Também deverá ajudar os motoristas a manter os veículos limpos para todos os utilizadores, ao recorrer a um cobertor ou uma toalha para proteger o assento e reduzir o risco de danos ou sujidade;

Se possível, pergunte ao seu motorista se tem preferência sobre onde o seu animal de estimação deve viajar e claro; nunca o deixe sozinho.

 

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT