NiTletter
Fora de casa
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Na cidade

Uber vai oferecer descontos a quem usar transportes públicos entre Margem Sul e Lisboa

A nova opção da empresa, a funcionar entre 2 e 30 de junho, pretende contribuir para a redução do número de veículos a entrar diariamente em Lisboa.

A Uber anunciou esta quarta-feira, 28 de maio, um projeto piloto que oferece uma nova alternativa de viagem. O Uber Commute, lançado a 2 de junho, vai “facilitar a deslocação dos cidadãos de e para todas as estações de comboio e barco que ligam a Margem Sul à capital”, refere a empresa. 

O novo projeto-piloto tem como objetivo “apoiar o uso do transporte público e contribuir para a redução do número de veículos a entrar diariamente em Lisboa”, sublinha a Uber, que quer incentivar os residentes a deixarem “o carro em casa e optarem por uma solução multimodal que privilegia o uso do transporte público”. 

Esta opção vai, assim, dar a oportunidade aos passageiros aproveitar um desconto de 50 por cento (até 2€ por viagem) nas deslocações para as estações de comboio e de barco na Margem Sul e vice-versa. Vai estar disponível até 30 de junho. 

A Margem Sul foi a região escolhida para este teste por ser uma das zonas de acesso a Lisboa mais congestionadas, principalmente durante a hora de ponta. Almada, Cacilhas, Seixal, Barreiro, Montijo e a Trafaria serão alguns dos locais onde o projeto será testado.

“A escolha da Margem Sul surge por ser uma das principais portas de entrada em Lisboa, através da Ponte 25 de Abril, que regista diariamente mais de 75 mil veículos e apresenta elevados níveis de congestionamento, especialmente nas horas de ponta, aos quais se somam mais de 37 mil veículos que entram em Lisboa diariamente pela ponte Vasco da Gama”, refere a empresa. 

A iniciativa está disponível apenas nas modalidades Uber Share, a opção de viagem partilhada, e na Uber Green, na qual os veículos são 100 por cento elétricos. Para aproveitar a promoção, que se restringe a 10 viagens por pessoa, terá que inserir o código “_UBERMARGEMSUL_” na aplicação.

Além de ser mais acessível, este modelo — que já foi testado em várias cidades pelo mundo como Madrid, Londres e Los Angeles —, surge como uma escolha mais sustentável. O propósito é não só apresentar uma solução de mobilidade partilhada, que complementa o transporte público, como também de promover um estilo de vida com menos dependência no automóvel individual.

A Uber garante que este projeto faz parte de uma estratégia mais ampla para se afirmar como referência na mobilidade sustentável em Portugal. “Uma nova fase piloto está já prevista para outubro, numa nova cidade”, avança.

A Uber é uma empresa multinacional norte-americana, que presta serviços de transporte privado nos meios urbanos através de uma aplicação. Desde julho de 2014 a Uber já realizou mais de 200 milhões de viagens em 195 cidades do país. 

ARTIGOS RECOMENDADOS