Na cidade

Últimos dois dias do ano com neve, agitação marítima e temperaturas negativas

A entrada em 2021 fica marcada pelo tempo frio e vários distritos em alerta.
Atenção, muita atenção.

Se estava a imaginar passar os últimos dias do ano a fazer um piquenique ou a dar um passeio à beira mar, é melhor mudar de planos. Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), vem aí neve, agitação marítima e temperaturas negativas.

Durante a manhã desta quarta-feira, 30 de dezembro, estão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima os distritos de Viana do Castelo, Porto, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga. As ondas são de noroeste e podem chegar aos cinco metros.

Já os alertas devido à queda de neve prolongam-se até às 12 horas de quinta-feira, 31 de dezembro. Neste caso, afetam os distritos de Bragança, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco e Braga.

Nesta quarta-feira, as temperaturas vão chegar aos dois graus negativos (Guarda), sendo a mínima mais elevada de cinco graus, em Lisboa. Já as máximas variam entre quatro (Guarda) e 14 graus (Faro e Santarém).

Como a NiT já tinha avançado, a entrada em 2021 em Portugal vai ficar marcada pelo tempo frio, devido à tempestade Bella. Na estrada deverão existir cuidados redobrados devido ao piso escorregadio devido à formação de gelo e à chuva. Em contexto urbano poderão ser verificadas algumas situações de inundações e quedas de árvores.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apelou que não sejam feitos desportos náuticos nem passeios à beira mar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT