Na cidade

Um cometa verde anda à volta da Terra — nos próximos dias vai poder vê-lo em todo o seu esplendor

Já foi visível no final de janeiro. Nos primeiros dias de fevereiro vai poder vê-lo novamente. Apenas regressa daqui a 50 mil anos.
É um momento único.

Os fãs de astronomia têm estado em êxtase durante as últimas semanas graças ao cometa C/2022 E3 (ZTF), que está atualmente a passar bem perto da Terra. Já foi visível a 21 e 22 de janeiro e, se olhar para o céu nos próximos dias, ainda o poderá avistar. O cometa sobressai no céu estrelado devido à sua cor verde.

Para que o consiga observar, o fotógrafo e apaixonado pelo espaço Miguel Ventura está a organizar um evento especial. A primeira data será esta sexta-feira, 3 de fevereiro, pelas 21h30. A segunda é no dia seguinte, sábado, desta vez com início marcado para as 23h55. O cometa verde, assim se chama popularmente, continuará bem perto da Terra durante esse período.

O C/2022 E3 foi descoberto em março de 2022 pelo programa Zwicky Transient Facility (ZTF), que opera o telescópio Samuel-Oschin no Observatório Palomar, na Califórnia. O cometa tem um brilho singular devido à interação entre a luz do Sol e o carbono diatómico. Continuando ele próximo da Terra, ainda é possível observá-lo “em todo o seu esplendor”, descreve Thomas Prince, professor de física do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Esta é a última vez que o vai poder ver, visto que apenas deverá passar novamente pela Terra daqui a 50 mil anos.

Além do meteoro, vai poder observar a lua cheia. Ao mesmo tempo estará a percorrer a Quinta Biológica do Confurco, situada na união das freguesias de Moreira de Rei e Várzea Cova. Durante o percurso terá um chá bem quentinho que o ajudará a sobreviver à noite fria de inverno. As inscrições para a atividade podem ser feitas através do site da Counting Stars, empresa especializada em experiências noturnas. Os adultos pagam 12€, enquanto os menores de 12 anos só pagam 5€.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT