Esqueça os festivais de música e as convenções de cultura pop. Em Lisboa, os eventos mais famosos e icónicos são os arraiais dos Santos Populares. As ruas da capital estão prestes a encher-se de manjericos, sardinhas, bifanas e música popular durante todo o mês de junho — e um dos melhores arraiais acontece no Centro de Cultura Popular de Santa Engrácia (CCPSE), que tem uma vista maravilhosa para o rio Tejo.
É no número 49 da Calçada dos Barbadinhos, na freguesia de São Vicente, que o grande campo de jogos se vai transformar numa pista de dança para voltar a receber a famosa festa dos Santos Populares que é organizada pelo CCPSE há mais de 20 anos. “Já ganhámos diversos prémios por parte da EGEAC, que avalia vários fatores, como a organização e a limpeza do espaço”, explica à NiT Ricardo Cabrita, responsável pelo centro.
A última vez que recebeu o prémio de melhor arraial de Lisboa foi em 2019, antes da Covid-19. Desta vez, a organização acredita que vai conquistar a distinção novamente. Para isso, estão a apostar numa série de atualizações para deixar o “arraial mais moderno”. “Fizemos algumas parcerias boas que vão dar um push diferente à festa, a disposição do espaço vai ser diferente, criámos uma zona de lounge mais privada e vamos começar a ter pagamentos com cartão”.
Outra novidade é o cartaz deste ano que, pela primeira vez, não terá bandas repetidas para oferecer aos visitantes uma experiência diferente todos os dias, não só em termos de decoração, mas também entre os artistas. “Foi uma das coisas que quisemos criar para que as pessoas não se cansem dos Santos Populares”.
O arraial de Santa Engrácia arranca já no dia 2 de junho, sexta-feira, com o trio Nova Opção e o DJ Ramalho, e prolonga-se até 1 de julho. No total, vão ser 14 dias intercalados de muita animação musical, cerveja, sardinhas, caldo verde, chouriço assado e bifanas.
“Estamos a apostar muito no dia 4 de junho, domingo, que é a Sardinhada do Toy com amigos”, destaca Ricardo Cabrita. Esta será a única altura no evento em que vai ser preciso pagar para entrar no evento. O bilhete custará 5€.
Já no dia 9, chega o Turbo Baile com Romana que vai animar a pista de dança — uma festa organizada pela mesmo empresa que realiza as famosas Revenge of the 90’s.
Um dos momentos mais altos do programa acontece, como seria de esperar, na noite de 12 de junho, com o regresso dos Santos Noventeiros com o Saúl Marante. “Teremos no dia 16 o Arraial Paladin, que acreditamos que será interessante, e o último dia do arraial com o Musical Bento, para terminar em grande. Estes serão, para nós, os dias mais fortes”, revela.
A juntar à música, a CCPSE estará também bem recheada de propostas de comida. Como já é habitual, o serviço vai funcionar apenas com senhas — que podem ser devolvidas em troco de dinheiro no final do arraial.
Por ser um espaço fechado, a lotação é limitada. Se quiser garantir que tem uma mesa à sua espera, o melhor é reservar através do número de telemóvel 929 059 797. Uma mesa para 10 pessoas, que pode ser ocupada até às 22h30, tem um custo de 100€. Este valor pode ser totalmente convertível em senhas para consumir na festa.
O arraial vai ter música todos os dias até à meia noite, com exceção do dia 12 de junho, segunda-feira, que terá festa até às quatro da manhã.
