Na cidade

Um dos miradouros mais incríveis e vertiginosos do mundo fica em Portugal

Se não conhece o Cabo Girão, um dos mais altos da Europa onde até há um skywalk, está na hora de rever a sua bucket list.
Foto de @reisestrolch partilhada no Instagram.

Viajar dentro do País, descobrir Portugal, aproveitar este ano de desaires e limitações para explorar locais incríveis que provavelmente iria passar a vida toda sem conhecer. O mote de 2020 tem sido este, e o final do verão não implica que o espírito mude: ainda há muito mais para ver e explorar, um recanto de cada vez.

É o caso do Miradouro do Cabo Girão, na Madeira. Se ainda não o conhece, não é uma das 6.105 pessoas vindas de todo o mundo, que lhe dão uma avaliação de quase cinco estrelas no TripAdvisor. Ou uma das 1.500 pessoas que já o visitam diariamente na época alta pré-pandemia.

View this post on Instagram

Nie patrz w dół. Don't look down.

A post shared by Maciek (@biesmac) on

Segundo a página de turismo das ilhas VisitMadeira, este incrível miradouro fica num dos cabos mais alto da Europa, com 580 metros, e é hoje em dia conhecido sobretudo pela sua plataforma suspensa em vidro. A falésia onde se encontra é íngreme, sendo uma das mais elevadas ao nível do mar em todo o mundo.

As vistas são pouco recomendadas a quem sofre de vertigens. Lá do alto há vista panorâmica sobre as fajãs do Rancho e do Cabo Girão, incluindo pequenas áreas de terra cultivadas no sopé da falésia, bem como uma visão desafogada sobre o oceano, e ainda os municípios de Câmara de Lobos e do Funchal.

Recentemente, adianta a plataforma, o miradouro foi alvo de obras de requalificação, tendo sido construída a tal plataforma suspensa em vidro, uma skywalk à imagem de locais e edifícios icónicos em todo o mundo.

View this post on Instagram

So there I was 580m above sea level feeling all excited sitting on this glass floor, while my sister is having an anxiety attack because there was a crack in the glass⛰ • •📸 @xoxo_l.a • • • #visitmadeira #madeira #cabogirao #cabogirão #girlswhotravel #weworktotravel #mytinyatlas #girlslovetravel #wetravelgirls #dametraveler #citizenfemme #sheisnotlost #blackgirlstraveltoo #blacktravelmovement #blacktravelgram #girlaroundtheworld #womenwhotravel #sheexplores #shetravels #femmetravels #girlsthatwander #darlingescapes #welivetoexplore #blacktravelista #wearetravelgirls #beautiful_travel #beautifuldestinations #lifewelltravelled #travelgirlsgo #globelletravels

A post shared by Jeandra Ayala Colorful Travel (@curioustides) on

De acordo com a MadeiraLive, desde 2012 que ali encontra estacionamento, lojas, cafés e, no miradouro, esta estrutura com chão de vidro que é agora presença constante nas redes sociais. Se preferir, pode ainda visitar as fajãs no fundo da escarpa, acessíveis por teleférico desde 2003.

Por perto, encontra ainda a Capela de Nossa Senhora de Fátima, construída em 1951 e um dos principais locais de peregrinação da ilha, mas a zona é também um local privilegiado para a prática do parapente e base-jumping.

O Cabo Girão foi eleito em 2014, pela revista Condé Nast Traveler, como o quinto penhasco mais incrível do mundo. Para visitar este miradouro em Câmara dos Lobos, só tem que apanhar um voo até ao Funchal e depois alugar um carro ou um serviço de transportes.

Os voos para a Madeira em outubro começam apenas nos 51€ ida e volta a partir de Lisboa, mas atenção: para entrar na ilha tem atualmente de levar um teste de coronavírus negativo com menos de 72 horas, ou realizar um à chegada.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT