Na cidade

Este homem construiu uma casa rotativa só para deixar a sua mulher feliz

Vojin Kusic construiu e desenhou esta casa única sozinho, na Bósnia, sem qualquer curso especializado na área.
É uma casa certamente única.

Há várias formas de demonstrar o nosso amor por alguém: um ramo de flores, um saída romântica, uma caixa de chocolates. Este homem na Bósnia decidiu levar as coisas mais além e construiu uma casa rotativa para oferecer diferentes vistas à sua esposa.

A casa na cidade de Srbac foi desenhada e construída por Vojin Kusic, de 72 anos. Com as paredes pintadas de verde e um telhado de metal vermelho, a casa roda sobre si mesma para oferecer as melhores vistas possíveis da paisagem à sua mulher, Ljubica.

“Depois de eu chegar a uma idade avançada e após os meus filhos tomarem conta do negócio de família, tive finalmente tempo para me forçar a concretizar um desejo da minha mulher”, conta Kusic à “Associated Press”. Esse desejo era ter a capacidade de mudar a disposição das divisões conforme lhe apetecesse.

Vojin Kusic desenhou e construiu esta casa sozinho, sem qualquer tipo de ensino especializado. Explica que para a tornar realidade usou motores elétricos e rodas de um veículo de transporte militar antigo. “Agora, a nossa porta da frente também roda, então se ela vir visitas indesejadas, basta girar a casa que eles vão-se embora”, brinca.

O marido conta ainda que há vários anos atrás tinha construído outra casa onde vivia com a família inteira. À medida que os filhos foram saindo de casa. Naquela altura, Ljubica queria um quarto que fosse banhado pelo sol, e assim o fizeram. O problema era que, assim, a sala de estar não tinha vista para a estrada. Isso levou a que a sua mulher se queixasse que “não conseguia ver as pessoas a entrar no quintal”. Devido a isso, Kusic mudou a disposição da casa.

“Tive de destruir a parede entre dois quartos para os transformar numa sala de estar e mover todas as instalações elétricas. Foi uma tarefa muito complicada, mas fiz o que ela queria”, recorda-se.

Seis anos depois daquela árdua remodelação, o único dos três filhos que não tinha saído de casa casou-se, e Vojin e Ljubica Kusic ofereceram-lhe o quarto de cima. “Mais uma vez, e desta vez no piso de baixo, tive de começar a deitar abaixo algumas paredes. A certa altura, e para ela não mudar de ideias novamente, decidi construir uma nova casa, desta vez rotativa, para que ela a possa girar conforme preferir”, conclui.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT