Na cidade

Um relâmpago sobre o Douro: esta é uma das melhores fotografias panorâmicas do mundo

O momento foi captado por Mara Leite, a 25 de agosto de 2019, e venceu uma competição internacional.
O relâmpago fica refletido no rio.

O primeiro lugar da competição Epson International Pano Awards, na categoria Open – Built Environment, pertence ao fotógrafo canadiano Matt Jackisch, que captou as montanhas da Colúmbia Britânica. No entanto, na lista de vencedores está outro nome que deve decorar: Mara Leite.

Uma das imagens panorâmicas capturadas pela fotógrafa foi consideradas uma das melhores do mundo. Tirada a 25 de agosto do ano passado, é possível ver um relâmpago, entre o Porto e Vila Nova de Gaia, refletido no rio que separa as duas cidades.

“Na fotografia de paisagem, o mais difícil é ficar lá fora durante horas, em más condições climatéricas, para tentar obter uma foto única. Mas as recompensas podem ser incríveis”, disse Mara Leite numa publicação feita no Facebook.

Foi naquele dia de agosto de 2019 que conseguiu eternizar o que andava a perseguir há algum tempo. “Logo após o pôr do sol, percebi que o clima estava a ficar mais agressivo, por isso fui até à zona histórica da cidade para tentar apanhar um relâmpago sobre a icónica Ponte Luís I. Esperei durante horas, mas valeu muito a pena.”

Na lista de vencedores estão também duas fotografias tiradas na Madeira e uma nos Açores da  autoria do espanhol Carlos F. Turienzo. Pode ver todas as imagens online.

Os Epson International Pano Awards premeiam as melhores fotografias panorâmicas do mundo. Este ano receberam mais de 5800 imagens de 1452 fotógrafos amadores e profissionais de quase cem países. Segundo a organização, estes números representam um recorde de participações nos últimos 11 anos de edições.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT