Na cidade

Um tubarão gigante com 7 metros é a nova estrela do Dino Parque Lourinhã

O novo morador do parque jurássico é uma das espécies mais peculiares que já habitaram no planeta.
É o novo habitante do parque.

Os dinossauros à escala real continuam a ser os grandes protagonistas do Dino Parque Lourinhã, mas desde a passada sexta-feira, 15 de março, que têm um novo companheiro. O mais recente habitante do parque jurássico é o Helicoprion, um dos mais peculiares tubarões que já habitaram o planeta Terra. 

Com sete metros de comprimento e mais de três metros de altura, esta intrigante espécie viveu durante o período Pérmico, há mais de 270 milhões de anos. A mandíbula, que se assemelha a uma serra circular, é o principal traço distintivo deste bizarro tubarão.

Devido à peculiar forma do seu esqueleto, o Helicoprion representa um desafio para a comunidade científica há várias décadas. “Há poucas certezas sobre as funções efetivas da sua mandíbula já que, como todos os tubarões, possui um esqueleto constituído por cartilagem, o que dificulta a fossilização e a preservação ao longo do tempo, tornando mais difícil conduzir estudos sobre esta espécie”, explica o parque.

Graças aos fósseis existentes, tem sido possível perceber a forma estranha como estavam dispostos os dentes desta espécie: numa linha em espiral, em forma de abre-latas. Muitos paleontólogos acreditam que os dentes poderão ter sido utilizados para abrir e partir conchas. Outros defendem que era uma estratégia única de alimentação, onde cada dentada permitiria puxar a presa mais para dentro da sua boca.

Ao contrário dos tubarões que vemos hoje em dia, com múltiplas barbatanas na parte inferior e dorsal, o Helicoprion possuía apenas uma barbatana dorsal e duas peitorais. Existiram ainda antes da era dos dinossauros e foram uns dos maiores animais a habitar os oceanos — e já é possível ver uma réplica exata no Dino Parque Lourinhã, com os seus sete metros de comprimento, 3,5 de largura e 3,3 de altura.

O Dino Parque Lourinhã é a maior exposição temática ao ar livre da Europa, com um total de dez hectares. É composto por seis percursos, sendo que estes permitem observar cerca de 200 modelos de espécies de dinossauros à escala real. Outros animais que habitaram o Planeta Terra há 450 milhões de anos também estão presentes.

Os bilhetes estão disponíveis online e têm um custo de 14,50 para adultos e 10,50€ para crianças dos quatro aos 12 anos. 

A réplica.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT