Na cidade

Uma das 10 melhores cidades do mundo fica em Portugal, diz a ciência

Lisboa foi distinguida pelo "Telegraph Travel" com o quarto lugar. Barcelona, Sydney e Cidade do Cabo ocupam o pódio.
Ponte 25 de abril.

Sem surpresas maiores para os habitantes deste “jardim da Europa à beira-mar plantado”, como tão bem definiu Tomás Ribeiro (1831-1901), Portugal continua a captar a atenção de publicações de relevo na área do turismo e de viajantes internacionais.

Depois dos leitores do “The Guardian” terem considerado Aveiro a localidade mais romântica; de Ponte de Sôr, no distrito de Portalegre, ser eleita uma das cidades ribeirinhas mais encantadoras pelo site “Far & Wide”; e da praia de Porto Santo, na Madeira, se destacar no topo da lista com as melhores da “European Best Destinations” — tudo a nível europeu —, para referir algumas distinções, foi a vez de Lisboa sobressair entre as melhores urbanizações, desta vez do mundo, numa lista do “Telegraph Travel”.

Da herança cultural à oferta gastronómica e do seu sentido prático a questões luxo e segurança, foram vários os critérios analisados para a elaboração do ranking que tem Barcelona (Espanha), Sydney (Austrália) e Cidade do Cabo (África do Sul) no top 3. Mais concretamente, números como os de locais considerados Património Mundial da Unesco, de restaurantes com estrelas Michelin, hotéis cinco estrelas, museus e galerias per capita foram alvo de escrutínio. O top 10, assegura a publicação, foi, assim, alcançado através da ciência.

Antes de analisar cada concorrente caso a caso nas múltiplas categorias definidas, os estudiosos começaram por definir os 50 que conseguiriam disputar o primeiro lugar entre si. Entre outras coisas, a capital portuguesa destacou-se por ser considerada o segundo destino europeu mais ensolarado, depois de Sevilha; ocupar o pódio no que diz respeito à inclusão LGBT+ e por ter 13 restaurantes com estrela Michelin, o que, analisando a sua população urbana, permite concluir que há um espaço estrelado para cada 38 mil pessoas.

Veneza (Itália), Los Angeles (Estados Unidos), Dubai (Emirados Árabes Unidos), Londres (Reino Unido), Vancouver (Canadá) e Florença (Itália), nesta ordem, completam a classificação.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT