Na cidade

Uma das melhores estradas do mundo para percorrer ao volante é portuguesa

Quatro especialistas do mundo automóvel escolheram as estradas mais incríveis para atravessar de carro, no lugar do condutor.
É o melhor circuito urbano do mundo.

Ninguém gosta de ficar horas presos no trânsito, nem de passar em estradas com o piso danificado e cheio de buracos. Embora causem irritação e desespero a alguns condutores, felizmente este tipo de vias não são comuns no território nacional. Portugal é considerado o segundo País da União Europeia com as melhores estradas para conduzir e uma delas voltou a ser destacada internacionalmente.

Para descobrir as melhores vias rodoviárias do mundo, a Mazda, uma das marcas de automóveis, entrou em contacto com quatro especialistas da área: Odiel Mennink, júri do Carro do Ano da Mulher, Nik Berg, fundador do blogue de viagens Detour, e Jack Baruth e Dan Trent, ambos jornalistas do setor automóvel com mais de duas décadas de experiência.

Os especialistas criaram uma lista das melhores travessias para fazer ao volante e uma das escolhidas fica em Portugal. O circuito urbano da Boavista, no Porto, foi eleito como o melhor circuito urbano do mundo.

O circuito português recebeu o Grande Prémio de Fórmula 1 de Portugal por duas vezes, em 1958 e 1960, época em que teve o seu auge. No entanto, a partir da década de 60 começou a deixar de ser utilizado para provas automobilísticas e tão cedo não deverá ser reativada, segundo as palavras do autarca portuense Rui Moreira.

“Em declarações à comunicação social, o candidato à Câmara Municipal do Porto disse que, se for reeleito, não irá patrocinar o regresso do Circuito da Boavista, devido ao elevado custo do evento para a cidade e pelo facto de o considerar um capricho do seu antecessor na presidência do Municípios”, disse o presidente da Câmara Municipal do Porto o ano passado, citado pelo “Notícias ao Minuto”. O circuito custou cerca de 2,2 milhões de euros aos portuenses.

Para os especialistas em automóveis, a estrada Pikes Peak, nos Estados Unidos, é a melhor subida do mundo. Conhecida mundialmente por sediar uma das competições de escalada mais incríveis do mundo, tem 19,6 quilómetros de extensão. Localizado no Colorado, o percurso é composto por 156 curvas e tem vistas de tirar o fôlego, principalmente no topo, a 4.302 metros de altitude.

Também nos Estados Unidos, a Route 66 foi eleita a melhor viagem de iniciação. É a mais conhecida de toda a lista e é uma das roadtrips de sonho para quem gosta de conduzir. É uma viagem de 4 mil quilómetros pelos Estados Unidos, de costa a costa, passando por oito estados e três fusos horários diferentes.

A melhor estrada de montanha é a de Irohazaka, no Japão, com 48 curvas. A peculiaridade desta via rodoviária é o facto de ter sido esculpida entre as montanhas que cercam a cidade de Nikko. 

A Estrada do Atlântico, na Noruega, foi eleita a melhor estrada costeira e o motivo é simples: são 8,3 quilómetros que ligam várias ilhas através de oito pontes. É quase como se estivesse a conduzir no meio do mar.

Por último, o melhor passeio cultural encontra-se em Targa Florio, na Itália. É uma estrada mítica, com 445 quilómetros de percurso, sendo considerada a corrida mais antiga do mundo e uma das mais perigosas, até porque tem mais de 900 curvas.

De seguida, carregue na galeria para conhecer as seis melhores estradas do mundo. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT