Ninguém gosta de ficar horas presos no trânsito, nem de passar em estradas com o piso danificado e cheio de buracos. Embora causem irritação e desespero a alguns condutores, felizmente este tipo de vias não são comuns no território nacional. Portugal é considerado o segundo País da União Europeia com as melhores estradas para conduzir e uma delas voltou a ser destacada internacionalmente.
Para descobrir as melhores vias rodoviárias do mundo, a Mazda, uma das marcas de automóveis, entrou em contacto com quatro especialistas da área: Odiel Mennink, júri do Carro do Ano da Mulher, Nik Berg, fundador do blogue de viagens Detour, e Jack Baruth e Dan Trent, ambos jornalistas do setor automóvel com mais de duas décadas de experiência.
Os especialistas criaram uma lista das melhores travessias para fazer ao volante e uma das escolhidas fica em Portugal. O circuito urbano da Boavista, no Porto, foi eleito como o melhor circuito urbano do mundo.
O circuito português recebeu o Grande Prémio de Fórmula 1 de Portugal por duas vezes, em 1958 e 1960, época em que teve o seu auge. No entanto, a partir da década de 60 começou a deixar de ser utilizado para provas automobilísticas e tão cedo não deverá ser reativada, segundo as palavras do autarca portuense Rui Moreira.
“Em declarações à comunicação social, o candidato à Câmara Municipal do Porto disse que, se for reeleito, não irá patrocinar o regresso do Circuito da Boavista, devido ao elevado custo do evento para a cidade e pelo facto de o considerar um capricho do seu antecessor na presidência do Municípios”, disse o presidente da Câmara Municipal do Porto o ano passado, citado pelo “Notícias ao Minuto”. O circuito custou cerca de 2,2 milhões de euros aos portuenses.
Para os especialistas em automóveis, a estrada Pikes Peak, nos Estados Unidos, é a melhor subida do mundo. Conhecida mundialmente por sediar uma das competições de escalada mais incríveis do mundo, tem 19,6 quilómetros de extensão. Localizado no Colorado, o percurso é composto por 156 curvas e tem vistas de tirar o fôlego, principalmente no topo, a 4.302 metros de altitude.
Também nos Estados Unidos, a Route 66 foi eleita a melhor viagem de iniciação. É a mais conhecida de toda a lista e é uma das roadtrips de sonho para quem gosta de conduzir. É uma viagem de 4 mil quilómetros pelos Estados Unidos, de costa a costa, passando por oito estados e três fusos horários diferentes.
A melhor estrada de montanha é a de Irohazaka, no Japão, com 48 curvas. A peculiaridade desta via rodoviária é o facto de ter sido esculpida entre as montanhas que cercam a cidade de Nikko.
A Estrada do Atlântico, na Noruega, foi eleita a melhor estrada costeira e o motivo é simples: são 8,3 quilómetros que ligam várias ilhas através de oito pontes. É quase como se estivesse a conduzir no meio do mar.
Por último, o melhor passeio cultural encontra-se em Targa Florio, na Itália. É uma estrada mítica, com 445 quilómetros de percurso, sendo considerada a corrida mais antiga do mundo e uma das mais perigosas, até porque tem mais de 900 curvas.
De seguida, carregue na galeria para conhecer as seis melhores estradas do mundo.