Na noite de segunda-feira, 24 de março, os portugueses (e não só) foram surpreendidos ao avistar uma estranha luz no céu. As marcas misteriosas, em forma de redemoinhos, foram vistas em vários países da Europa, como Reino Unido, França, Noruega e Alemanha, e as imagens começaram a ser partilhadas nas redes sociais.
A luz brilhante, que parecia girar sobre si mesma, suscitou a curiosidade geral e algum receio por não saberem do que se tratava. Há, no entanto, uma explicação bastante simples.
O fenómeno terá sido causado pelo lançamento de um foguetão da SpaceX, a empresa fundada por Elon Musk, segundo o Met Office, a agência nacional de meteorologia e clima do Reino Unido.
O foguetão Falson 9 levantou voo por volta das 17h50 (hora portuguesa), numa missão secreta do governo dos Estados Unidos da América. Foi o excesso de combustível do satélite que deu origem à tal espiral azul brilhante.
🔴 Ce time-lapse de la fusée Falcon 9 V1.2 ce soir manœuvrant au-dessus de l’Europe…😲 (©Neverin) pic.twitter.com/oBai4MrUll
— Météo Franc-Comtoise (@MeteoFrComtoise) March 24, 2025
Como o Falcon 9 é um foguetão reutilizável de duas fases, liberta a carga útil no espaço, como um satélite, antes de regressar à Terra.
No momento do regresso da primeira fase, ejeta os restos de combustível, que formam um padrão em espiral devido aos movimentos do foguetão, e que acabam por congelar devido à altitude. A luz é então refletida no combustível congelado, o que faz com que seja visível na Terra.
Carregue na galeria para ver algumas imagens do fenómeno, partilhadas pela página “Meteo Trás-os-Montes”.