Na cidade

Uma história de Natal com São Nicolau: o serão natalício perfeito nas Portas do Sol

A figura mais querida pelos miúdos no Natal — o velhinho barbudo que lhes dá surpresas — é reinventada num cenário único.
Uma experiência original.

A partir desta segunda-feira, 6 de dezembro — Dia de São Nicolau — miúdos e mais crescidos vão poder conhecer um outro lado do velhinho de barbas brancas mais famoso do País (e do mundo). Por iniciativa da Coolture Tours, estreia neste dia “Uma história de Natal com São Nicolau”, na Igreja de Santa Luzia e São Brás, da Ordem de Malta (Miradouro das Portas do Sol), em Lisboa.

Segundo a empresa, o propósito é simples: no contexto de uma pandemia que tem interferido com as rotinas de todas as famílias em todo o mundo, importa “devolver aos mais novos a harmonia, a alegria e a magia” do Natal. É esta a proposta da iniciativa.

Em parceria com a Ordem Soberana e Militar de Malta, as famílias são convidadas para uma apresentação teatral de “Uma História de Natal com São Nicolau”.

Com interpretação do ator Bernardo Souto como São Nicolau, o evento traz a figura mais querida e procurada pelos miúdos no Natal— o velhinho barbudo que lhes oferece surpresas. Mas o São Nicolau da Coolture Tours é histórico. O seu figurino e lenda são resgatados do século XIX, momento em que esta figura entra, pela primeira vez, em Portugal, trazida pelo rei D. Fernando II de Saxe-Coburgo Gotha.

Sem desconstruir o imaginário que, entretanto, à sua volta se criou, o evento procura devolver “a verdadeira história e lenda deste Santo milagreiro, protetor dos mais novos, estudantes, marinheiros e comerciantes”.

A apresentação e encontro com São Nicolau vai ter lugar nos dias 12, 20, 21 e 22 de dezembro às 15h e às 17h na Igreja de Santa Luzia e São Brás, da Ordem Soberana e Militar de Malta, situada no Largo de Santa Luzia/Miradouro das Portas do Sol, em Lisboa.

A antestreia do espetáculo será no dia de São Nicolau, 6 de dezembro às 11h, para a imprensa e escolas.

O espetáculo destina-se a famílias com miúdos a partir dos três anos, e está sujeito a uma lotação máxima de 30 pessoas por sessão, sendo obrigatória a reserva prévia e uso de máscara a partir dos 6 anos. Os bilhetes custam 10€ e podem ser reservados online.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT