Na cidade

“Uma surpresa fantástica”: dezenas de golfinhos passaram esta semana pelo Tejo

Biólogo marinho relata à NiT que este foi o avistamento mais incrível de Roazes no Tejo que já testemunhou.
Fotografia de Carolina Benvegnu.

Os golfinhos até já têm voltado a visitar o rio Tejo mas na segunda-feira, 12 de abril, o avistamento foi especial. Um grupo de mais de 40 indivíduos da espécie tursiops truncatus, também conhecidos como golfinho-roaz, entrou no rio Tejo.

O relato chega à NiT através de Sidónio Paes, biólogo marinho e responsável pela empresa de animação turística SeaEO Tours, que conta que este grupo era composto por adultos, juvenis e algumas crias. “É certo que os golfinhos-comuns têm sido presença assídua desde o ano passado, mas os majestosos roazes é mais raro ver.”

Este tipo de ativididades turísticas já regressaram em Lisboa mas a última semana não foi especialmente convidativa a passeios no Tejo, tendo em conta a chuva e o céu cinzento. este fim de semana que se avizinha, no entanto, promete ser mais solarengo.

Por essa razão, não foi em passeio turístico mas em viagem de reabastecimento que a embarcação acabou por contar com dezenas de golfinhos como companhia no Tejo. “O que era um simples reabastecimento do barco turístico, rapidamente se tornou numa manhã memorável”, destaca.

A espécie em causa é protegida e em adulto podem atingir comprimentos superiores a quatro metros e podem pesar perto de meia tonelada. Moluscos, robalos, tainhas e sargos estão entre a sua ementa habitual.

O golfinho roaz é tido como a espécie de golfinho mais famosa em todo o mundo, retratada nas séries e filmes “Flipper”. São especialmente acrobáticos o que os torna também dos golfinhos mais capturados para shows aquáticos ficando confinados a um espaço muito menor em relação ao que conseguiriam percorrer em estado selvagem”.

“Esta espécie percorre a costa Portuguesa de lés-a-lés em pouco mais de dois ou três dias, nadando pelas zonas costeiras em busca de alimento e patrulhando enormes áreas”, explica ainda Sidónio Paes. Carregue na galeria e descubra as imagens captadas por Carolina Benvegnu da visita recente deste grupo ao Tejo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT