A viagem dura cerca de 45 minutos e não é para os vertiginosos. No entanto, esta nova rota de autocarro é a melhor opção para quem quer visitar o Pico do Areeiro, na Madeira. Foi inaugurada na sexta-feira, 9 de agosto.
“Pretendemos que as pessoas deixem o carro no parque de estacionamento ou que vão diretamente do centro do Funchal porque um autocarro destas dimensões consegue levar 71 passageiros e eu acho que se dividirmos por dois temos menos 30 carros lá em cima por hora no Pico do Areeiro”, explica Alejandro Gonçalves, presidente da Horários do Funchal, responsável pela iniciativa, à SIC Notícias.
Esta carreira Funchal-Pico Ruivo tem apenas duas viagens por dia (duas subidas e duas descidas), mas já está a ser um sucesso entre os turistas — que, pelos vistos, mais facilmente usam o transporte público do que os portugueses. O preço do bilhete é de apenas 3€.
O principal objetivo do grupo é diminuir a circulação automóvel naquela zona, mas parece que isso ainda não está a funcionar. Muitos estrangeiros e madeirenses ainda não sabem da existência deste autocarro, lamenta Alejandro Gonçalves.
Quem está no arquipélago de férias opta, normalmente, por alugar um carro. Na verdade, a Madeira tem 173 empresas de rent-a-car e é possível alugar um veículo por menos de 20€ diários. Isto, claro, gera constantes engarrafamentos nas zonas mais turísticas.