Na cidade

Vai haver passeios noturnos nos cemitérios de Lisboa durante uma semana

O mórbido evento inclui ainda a passagem por alguns dos jazigos mais originais da cidade. É uma aventura só mesmo para os corajosos.
Vai poder conhecer o Cemitério dos Prazeres.

Nos últimos anos, têm surgido cada vez mais turistas que não resistem em passar pelos vários túmulos nos cemitérios portugueses. Afinal, são peças com uma arquitetura diferente e, apesar do que simbolizam, apelativa. Entre 8 e 16 de outubro Lisboa, vai receber a primeira edição da Semana Cultural dos Cemitérios.

A iniciativa vai passar pelo Cemitério dos Prazeres; Cemitério do Alto de São João; Cemitério de Benfica; Cemitério dos Olivais; Cemitério Alemão; Cemitério do Lumiar; Cemitério Britânico de Lisboa e Cemitério da Ajuda. Nestes espaços haverá diversas atividades especiais.

A 8 de outubro, por exemplo, decorre um Passeio Fotográfico no Cemitério dos Prazeres. Os participantes vão ser levados num percurso onde, apesar de estar a escurecer, poderão tirar fotografias épicas. Além disso, poderão fazê-lo num espaço icónico de Portugal. Foi construído em 1933 e tem mais de 12 hectares. Entre as pessoas que lá se encontram enterradas constam o ator Vasco Santana, Ofélia Queiroz (a única namorada conhecida de Fernando Pessoa), o poeta e pintor Mário Cesariny, o ator Raul Solnado e o político Mário Soares. Acolhe mais de sete mil jazigos, incluindo o do famoso Duque de Palmela — que é considerado o maior mausoléu privado da Europa. Este será até o narrador de uma experiência futura. Pode ler o artigo da NiT para perceber como funcionará.

Ainda a 8 de outubro, o Cemitério dos Prazeres recebe uma visita especial noturna, que começa pelas 20 horas. Para descontrair, está marcado um concerto na capela apresentado pelo Coro da Assembleia da República, às 21h30. A programação para os restantes dias contempla diversas palestras e passeios por outros cemitérios.

A participação é gratuita, mas é obrigatório que se inscreva por email (cemiterios@nullcm-lisboa.pt). Pode conhecer o horário completo no site da Câmara Municipal de Lisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT