O feiticeiro mais famoso do mundo já faz 39 anos. “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, o primeiro livro da série que catapultou J. K. Rowling para a fama mundial, foi lançado em Portugal a 30 de novembro de 2001, mas a data de nascimento da personagem principal é 31 de julho de 1980. Não é coincidência que esse seja também o dia em que a escritora britânica faz anos — no seu caso, são 54.
Joanne Kathleen Rowling viveu no Porto entre 1991 e 1993, onde deu aulas de inglês. Esses 18 meses foram absolutamente cruciais para a criação dos livros: Flourish and Blotts, a livraria onde Harry e os seus companheiros compravam os livros para as aulas de feitiços, foi inspirada na famosa Livraria Lello. O símbolo de Gryffindor, a Casa de Hogwarts para a qual Hermione Granger venceu tantos pontos (quem não se lembra do professor Dumbledore a gritar “10 points for Gryffindor!”), foi inspirado pelas estátuas da Fonte dos Leões. E até o uniforme de Hogwarts se baseou nos trajes académicos dos estudantes do Porto.
Agora, pode conhecer estas curiosidades e tantas outras num walking tour pela cidade portuguesa. Vai passar pelos pontos mais marcantes no desenvolvimento do universo mágico que vendeu mais de 500 milhões de livros por todo o mundo. O PotterHeads Porto Tours vai acontecer no dia de anos (31 de julho) de Potter e de Rowling em três sessões: duas em português (às 10 horas e às 16 horas) e uma em inglês, às 21 horas.
As visitas guiadas têm a duração de três horas e contam com sete momentos principais referentes aos sete livros. O passeio faz a ligação entre espaços e monumentos emblemáticos na cidade, a biografia da escritora e as personagens e histórias que, ao longo dos sete capítulos, mais marcaram os fãs da saga.
O PotterHeads Porto Tours vai ainda contar com um jogo de Quidditch, uma prova da famosa Butterbeer, a cerveja amanteigada que Harry e os amigos bebiam aos fins de semana em Diagon Alley, uma snitch comestível, feitiços, encontros com feiticeiros, leituras de excertos dos livros e muito mais.
Quem quiser, pode ir vestido a preceito, desde que confortável. Os grupos de cada passeio têm o número limitado de 50 participantes. Os bilhetes já podem ser comprados no site da organização e custam 26€ (ou 15,60€ para miúdos entre os seis e os 12 anos).
Segundo o site da organização, haverá novas visitas em agosto, em datas a anunciar brevemente.