Lançada em outubro de 2015, a aplicação MB Way veio revolucionar (e facilitar) a forma de fazer pagamentos e transferências imediatas através do telemóvel. Atualmente só funciona em Portugal, mas o serviço de pagamentos digitais desenvolvido pela SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços) está prestes a alargar-se a outros países.
A partir de 2025, também vai ser possível fazer transferências imediatas entre bancos de Portugal, Espanha e Itália através da aplicação. A expansão surge graças a uma parceria entre a SIBS, a MB Way, a Bancomat (líder de serviços de pagamentos digitais em Itália) e Bizum (plataforma espanhola).
A SIBS realizou esta quarta-feira, 13 de novembro, em plena Web Summit, a primeira transferência internacional entre a plataforma portuguesa de pagamentos instantâneos e a Bizum e Bancomat. “Fizemos a parceria no final do ano passado e, em menos de um ano, conseguimos lançar as primeiras transações, o que é um sinal de muita rapidez e capacidade de execução”, revelou Madalena Cascais Tomé, ao “ECO”.
Com a iniciativa EuroPa – European Payment Allianca, vai ser possível enviar e receber dinheiro em menos de 10 segundos entre os utilizadores. O projeto só inclui transferências bancárias, pelo que ainda não será possível pagar em Espanha ou em Itália com MB Way através de códigos QR ou pagamentos contactless.
O objetivo é dar a possibilidade aos utilizadores de “efetuar pagamentos instantâneos entre pessoas, utilizando apenas o seu dispositivo móvel, a sua solução de pagamentos preferida e as infraestruturas europeias”.