Desde a primeira edição, em 2017, que o festival Jardins Abertos é um dos eventos mais aguardados do ano para quem quer descobrir os espaços verdes de Lisboa que nem sempre estão abertos ao público (ou que não fazem parte dos roteiros tradicionais). A 14.ª edição do evento regressa nos fins de semana de maio.
Tal como nos anos anteriores, os participantes vão poder visitar, de forma gratuita, novos jardins, hortas comunitárias, palácios e projetos inovadores. “Acreditamos que a transformação começa nas pequenas ações e nas granes ideias que florescem em cada espaço verde de Lisboa”, sublinha a organização.
Durante o festival, pode aproveitar para conhecer novos espaços na cidade, como o Jardim do MACAM, os Jardins do Bombarda e o Jardim do Caracol da Penha, este último fruto de um intenso processo colaborativo, que resultou na maior votação de sempre do Orçamento Participativo da capital.
A Estufa Fria de Lisboa, o Jardim Gulbenkian, os Jardins do Palácio Fronteira, o Parque Florestal de Monsanto e a Quinta Pedagógica dos Olivais são outros dos espaços que poderá também conhecer nos fins de semana de maio, dias 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24 e 25.
Além das visitas gratuitas, a iniciativa convida o público para atividades de jardinagem coletiva e oficinas práticas, centradas “no contacto direto com a terra e as plantas”.
Para assinalar o início e o encerramento do festival, serão organizados os chamados BioBlitz, momentos que convidam os participantes a tomarem consciência da biodiversidade presente nos jardins da cidade. Nestas atividades, cientistas e voluntários juntam-se para identificar espécies de plantas, insetos e outros organismos.
A participação é gratuita e o acesso é feita por ordem de chegada. Todas as informações estão disponíveis online.
Carregue na galeria para conhecer alguns dos jardins que pode visitar durante o evento.