Na cidade

Vai poder conhecer as maiores grutas do País através de uma app gratuita

A plataforma é apresentada na quarta-feira, 27 de julho. Funciona como uma espécie de audioguia.
São as maiores do País.

É no Parque Natural da Serra d’Aires e Candeeiros que encontra as Grutas de Mira de Aire, no concelho de Porto de Mós. São as maiores do País — entre as que se podem visitar — e foram consideradas uma das sete maravilhas naturais de Portugal. A partir de quarta-feira, 27 de julho, visitar estas grutas com características muito especiais e raras vai ser ainda mais acessível. Isto porque vai ser lançada uma aplicação para telemóvel que funciona como audioguia de suporte a visitas, numa iniciativa que assinala 75 anos sobre a descoberta da formação subterrânea no concelho de Porto de Mós.

As grutas foram descobertas quase por acaso, em 1947, quando um grupo de homens que habitava na vila lançou cordas grossas para um buraco, com esperança de encontrar água lá dentro. À medida que os moradores iam descobrindo o monumento natural e desvendando alguns dos seus segredos, a vontade de mostrar esta maravilha de natureza ao público começava a crescer. Até que abriram finalmente ao público em 1974.

A nova aplicação foi desenvolvida com conteúdos originais produzidos em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Espeleologia (SPA) e dá a conhecer a história e os 26 pontos de interesse das Grutas de Mira de Aire. Estão disponíveis cinco idiomas áudio — português, inglês, espanhol, francês e alemão —, língua gestual portuguesa e uma versão infantil pensada para os mais novos.

O lançamento da app acontece na quarta-feira e vai estar disponível gratuitamente para Android e iOS. O personagem do audioguia é inspirado em Ernesto Morais, o primeiro explorador da gruta, que vai dar explicações e contar histórias e curiosidades aos visitantes.

Segundo os responsáveis pelas grutas, o novo recurso “torna a visita à gruta mais acessível (e inesquecível), até porque a informação é transmitida de forma plural e inclusiva”. Os visitantes podem descarregar a aplicação para o telemóvel, fazer a visita e ouvir as explicações sempre que quiserem. 

As Grutas de Mira de Aira têm 11 quilómetros de extensão, mas destes, os visitantes só podem percorrer 600 metros. A plataforma funciona offline e disponibiliza informações sobre a história e os pontos de interesse através de áudios, textos, imagens e vídeos, sempre com explicações simples e informais.

De seguida, carregue na galeria para conhecer melhor as Grutas de Mira d’Aire, o parque aquático e os bungalows onde pode dormir lá perto. 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT