Na cidade

Vai poder ir da Costa Nova até à Praia da Barra no novo passadiço de Aveiro

As obras do passadiço não vão interferir com a utilização da praia por parte dos banhistas.
Os percursos já existentes vão ser renovados.

Fazer uma caminhada é bom para a saúde, mas também é uma excelente forma de conhecer um lugar novo ou desfrutar da paisagem de um local de que gostamos muito. Os passadiços junto ao mar estão na moda e são uma boa opção para um passeio em amigos ou família. Se está por Aveiro ou pela zona de Ílhavo, prepare-se porque vem aí um novo passadiço que o vai levar num passeio a pé com vista para o mar, pelas dunas, da Costa Nova até à Praia da Barra.

O passadiço que vai ligar estas duas praias é responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente e da Câmara de Ílhavo, e vai custar, aproximadamente, 400 mil euros. A obra tem início nos próximos dias e deverá ficar terminada, segundo as previsões, no final do ano. Além disso, o projeto vai servir para reforçar as dunas. “Esta recuperação dunar, entre as nossas praias da Costa Nova e da Barra, é fundamental”, revelou ao “Jornal de Notícias” Fernando Caçoilo, presidente da Câmara de Ílhavo. 

Esta obra vai ter uma extensão superior a um quilómetro e vai ligar o extremo sul da Praia da Barra com o norte da Praia da Costa Nova. A maior parte do percurso vai ser construída com uma estrutura de madeira de raiz e o  resto vai ser a recuperação de alguns passadiços já existentes na zona.

O objetivo desta obra, além de criar um novo espaço de lazer, é proteger o litoral e população do avanço do mar. Nuno Bravo, da Administração Hidográfica do Centro, diz que vai ser feita “a colocação de paliçadas e plantação de espécies autóctones”.

A Agência Portuguesa do Ambiente, na voz do vice-presidente Pimenta Machado, salientou a importância de garantir a proteção da costa como uma das prioridades do país, nomeadamente na região Centro. “Temos taxas de recuo, nalgumas zonas de algumas país, de mais de 150 metros. Por isso, vamos continuar a proteger. Estamos a trabalhar nisso”, afirmou o responsável.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT