Embora muita gente não saiba, a Noite Internacional dos Morcegos acontece desde a década de 1990. Criado pela Eurobats, uma organização dedicada a proteger estes animais, o evento é realizado anualmente, no último fim de semana de agosto, para promover a necessidade de conservação da espécie.
Para assinalar a data, vai poder passar uma noite com estes mamíferos no Parque Nacional de Queluz, em Sintra, na véspera da efeméride, dia 23 de agosto. A sessão especial “À Noite no Jardim” começa às 19h30, para desfazer todos os mitos e inclui um passeio noturno para observar estas criaturas.
“Por entre sebes de buxo, árvores, estátuas e lagos, os participantes serão desafiados a procurar os morcegos que sobrevoam os jardins reais a partir do pôr-do-sol”, pode ler-se na apresentação do evento.
Com orientação do biólogo Mário Carmo, o programa tem uma duração aproximada de duas horas. “A partir do por do sol, os visitantes vão descobrir como é que os morcegos vivem, caçam por que motivo é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas”.
A empresa responsável pela organização, Parques de Sintra acrescenta: “Será também uma oportunidade para ouvir os sons que os morcegos emitem, com recurso à tecnologia de ultrassons, e para aprender o que é a ecolocação”.
Os bilhetes estão disponíveis no site da Parques de Sintra. Os valores variam entre os 10€ (dos 6 aos 17 anos) e 12€ para adultos.