Três locais e três perspetivas diferentes da capital. Para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, assinalado a 18 de abril, sexta-feira, o Amoreiras 360º Panoramic View e o Museu da Água juntaram-se para oferecer uma experiência diferente aos portugueses: uma visita guiada gratuita por três dos seus mais emblemáticos terraços.
A iniciativa arranca às 16 horas, no Aqueduto das Águas Livres. Construído por ordem de D. João V no século XVIII, continua a ser um marco icónico de Lisboa. Com uma extensão de 58 quilómetros, distribuídos por 127 arcos, esta obra de engenharia hidráulica, erguida sobre o vale de Alcântara, resistiu ao terramoto de 1755.
Apesar de ter sido desativado em 1973, devido à redução do caudal das nascentes que o alimentavam, continua a ser um testemunho do sistema de adução, transporte e distribuição de água do século XVIII. Além deste monumento nacional, o programa inclui uma visita ao Amoreiras 360º Panoramic View, a 174 metros de altura. No topo do miradouro é possível avistar locais emblemáticos da cidade, como o Padrão dos Descobrimentos, o Palácio Real da Ajuda e o Cristo Rei.
O percurso termina no terraço do Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, onde será possível compreender melhor o desenvolvimento urbano da cidade através da perspetiva dos circuitos e da história da água. O programa pretende, acima de tudo, “sensibilizar para a salvaguarda do legado cultural” e destacar a importância de preservar e proteger o património.
“Mais do que um passeio, esta é uma viagem que liga a monumentalidade da engenharia hidráulica ao presente urbano, valorizando os traços da identidade lisboeta visíveis a partir das alturas”, sublinha. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição. As reservas podem ser feitas a partir desta quinta-feira, 11 de abril, através do telefone 218 100 215 ou do e-mail mda.epal@nulladp.pt.
Além desta visita guiada, o Amoreiras 360º Panoramic View terá entrada gratuita durante o dia 18 de abril, sem necessidade de inscrição. Para subir ao miradouro, basta levantar o bilhete de acesso na receção, situada no piso 1 do Amoreiras Shopping Center. O espaço está equipado com lunetas de longo alcance e mapas informativos que destacam os principais pontos históricos da cidade.