Assim que “Rabo de Peixe” chegou à Netflix, em maio deste ano, foi um sucesso imediato. Em duas semanas, a produção nacional somou quase 20 milhões de horas de visualizações por todo o mundo, o que a fez entrar no lote das dez séries mais vistas de língua não inglesa. E mais: deixou todos os espectadores interessados em conhecer melhor a vila piscatória com 8.799 habitantes, mesmo sendo uma das freguesias mais pobres do País.
Agora, a autarquia da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores, fez a vontade a todos: vai lançar um roteiro turístico com identificação dos principais locais de gravações da série, como forma de potenciar a economia local da vila. A plataforma já está a funcionar e em fase de testes, mas só será lançada oficialmente em outubro.
“Estamos neste momento a carregar alguns conteúdos com alguma animação para que este roteiro não seja monótono, mas que seja um guia interativo. Posso adiantar que provavelmente até final do mês de outubro este roteiro turístico será apresentado”, adiantou Alexandre Gaudêncio, presidente da autarquia, citado pelo “Diário de Notícias”.
Através de uma aplicação no telemóvel o utilizador poderá percorrer, a pé ou de carro, exatamente os mesmos sítios onde foi gravada a série, sendo que a maioria foi no concelho da Ribeira Grande. O roteiro turístico inclui ainda zonas de restauração, bem como áreas de lazer onde foram filmados os episódios.
Um dos cenários do último episódio da série é o famoso Monte Palace, o hotel que tinha tudo para ser um sucesso, mas que acabou por ficar ao abandono. Localizado perto da caldeira de um vulcão adormecido e rodeado por uma densa vegetação, o antigo Monte Palace continua a ser um dos locais com as vistas mais incríveis dos Açores.
É lá que fica o miradouro da Vista do Rei, onde é possível ter uma vista panorâmica sobre a Lagoa das Sete Cidades — mas os viajantes que passam por lá ficam ainda mais impressionados com o “monstro de betão” que foi deixado ali ao abandono.
Na cena, a personagem de Eduardo, interpretado por José Condessa, entra num empreendimento escuro e abandonado para tentar salvar o amigo Carlos (André Leitão), que era mantido como refém.
A seguir, carregue na galeria para conhecer melhor um dos cenários da série “Rabo de Peixe”.