Na cidade

Vai voltar a haver surf na Nazaré: Câmara autoriza prática a “título individual”

Autarquia permite a prática em todas as praias do município.
Podem voltar à água.

Há mais de um mês que as ondas gigantes da Nazaré não são surfadas, devido à medidas de restrição impostas pelo decreto do Estado de Emergência. Mas esta não é uma situação que se vá prolongar, mesmo mantendo-se o confinamento obrigatório até, pelo menos, o próximo dia 16 de março. A Câmara Municipal da Nazaré decidiu permitir o regresso do surf às suas praias, desde que praticado a “título individual”.

Num comunicado emitido pelo presidente da autarquia, Walter Chicharro, a Câmara Municipal da Nazaré justifica a decisão com o facto de o concelho ter conseguido “baixar sustentadamente o número de novos casos de infetados pela Covid-19. Uma situação, felizmente, muito diferente daquela verificada há apenas quatro semanas, em que foram vividos tempos difíceis com um número elevado de casos”.

Assim, é permitido o regresso dos surfistas às praias — incluindo à Praia do Norte —, mas sempre com muita cautela. O comunicado frisa, aliás, que esta autorização para a prática do surf a “título individual” não isenta os praticantes “do cumprimento escrupuloso das determinações da DGS e demais legislação em vigor, assim como dos Regulamentos da Federação Portuguesa de Surf”

Com esta medida, a Nazaré torna-se o segundo concelho do País a permitir o regresso do surf, depois de, a 19 de fevereiro, a Câmara Municipal de Oeiras, ter anunciado uma decisão semelhante.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT