Com o Natal a aproximar-se rapidamente, um número crescente de municípios, de norte a sul do País, já está a preparar-se para a época festiva. Valongo não é exceção e a inauguração da “maior árvore de Natal de Portugal”, com 55 metros de altura, está marcada para esta sexta-feira, 8 de novembro.
Este momento tão esperado está programado para as 18h30, no Parque Urbano de Ermesinde, e as iluminações permanecerão acesas até 5 de janeiro. Uma hora depois, será a vez de ativar “as luzes LED de baixo consumo” que decoram o centro histórico da cidade, adianta a autarquia. Às 20h30, está previsto um concerto do Saint Dominic’s Gospel Choir, na Igreja Matriz de Valongo.
Entre os inúmeros elementos decorativos que irão transformar as ruas do município, destaca-se “a bola de Natal gigante” que será instalada na Praça Machado dos Santos. O Parque Urbano de Ermesinde contará ainda com uma pista de gelo.
“O Natal é uma época de esperança e, este ano, decidimos acender a iluminação natalícia mais cedo para encorajar toda a nossa comunidade a abraçar os valores desta época tão especial, assim como para combater a solidão, proporcionando bons motivos para que as pessoas saiam de casa, convivam e partilhem os valores da solidariedade e da paz”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, aqui citado pelo “Jornal de Notícias”.
Já as Aldeias de Natal abrirão portas a 6 de dezembro, apresentando a famosa casa do Pai Natal, bem como stands de artesanato, produtos típicos e comida.