Na cidade

Vão ser oferecidos cinzeiros de bolso em Ermesinde para acabar com as beatas

O objetivo é ajudar a eliminar os resíduos de cigarros que se acumulam nas ruas.
A "Lei da Beata" foi introduzida em 2019.

Oferecer alternativas para acabar com as beatas de cigarro que acabam no chão. É este o objetivo de uma iniciativa prevista para o mês de fevereiro ou março, em Ermesinde, e que surge no seguimento da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que decorreu em novembro de 2019. João Morgado, Presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, na área metropolitana do Grande Porto, revelou à Lusa que vão ser distribuídos cinzeiros de bolso à população para acabar com as beatas deitadas ao chão.

Segundo a Lusa, citada esta quarta-feira, 22 de janeiro, pelo site “Sapo 24”, a Rua Simões Lopes, no centro da freguesia, passou também a ter recipientes à saída dos estabelecimentos, onde é possível depositar esses resíduos. Esta medida vem no seguimento da “Lei da Beata”, introduzida em setembro do ano passado, com multas entre 25€ e 250€ para quem atirar beatas para o chão.

A ação de distribuição de cinzeiros de bolso vai decorrer “zonas pedonais e mais comerciais da cidade, na expectativa de que quem não deita para o chão nessas ruas não o vai fazer também nas zonas residenciais”, explicou Filipa Almeida, técnica da autarquia, à Lusa.

“Queremos desafiar as pessoas a acabarem com o hábito de fazer da rua o seu cinzeiro”, acrescentou João Morgado, que explicou que a iniciativa será suportada inteiramente pela Junta de Freguesia. Ainda não há data certa confirmada. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT