Na cidade

Vem aí a “Lua de Sangue”: eclipse lunar será visível em Portugal esta segunda-feira

O fenómeno astronómico tem início a partir das 4h29 e termina às 5h54. O próximo só volta a ocorrer no dia 8 de novembro.
Um momento imperdível.

O fenómeno astronómico conhecido como “Lua de Sangue” — um eclipse lunar total — vai meter os portugueses a olhar para o céu. Este momento imperdível acontece durante a madrugada de segunda feira, dia 16 de maio, começando às 4h29 e terminando às 5h45. No entanto, o ápice do eclipse acontece às 5h54, refere o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Trata-se da primeira “lua de sangue do ano” e estará visível não apenas em Portugal, mas em vários pontos do globo. Os locais que vão ter uma vista mais privilegiada sobre o fenómeno são a metade leste da América do Norte e toda a América Central e do Sul. Porém, também é possível apreciar o eclipse de forma parcial na Europa, África e Médio Oriente. O Estado do Alasca, nos Estados Unidos, a Ásia e a Austrália ficam de fora.

O eclipse total da lua “é um fenómeno astronómico em que a Lua adquire um tom avermelhado por mergulhar completamente na sombra da Terra”, explica o OAL. “Embora fique totalmente na sombra, a Lua não deixa de ser visível, mas apresenta uma cor avermelhada e acastanhada”. Quando se aproximarem as 6 horas da manhã, o tom avermelhado transforma-se gradualmente, em cinzento-escuro.

Como assistir à Lua de Sangue em Portugal?

Se quiser preparar o telemóvel para retratar o momento, pode começar a fazê-lo a partir das 3h28. A partir desta hora, a Lua começa a entrar na sombra da Terra, ficando totalmente dentro às 4h29. A partir desse momento, a cor vai ficando cada vez mais pigmentada até o eclipse terminar.

Em último caso, também pode assistir através da transmissão ao vivo do eclipse, no site da Nasa, a partir de vários locais do mundo. Só a 8 de novembro voltará a ocorrer o próximo eclipse total da Lua.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT