Todos os anos, milhares de visitantes de todo o País deslocam-se a Ponte de Lima para participarem numa das festas mais icónicas da vila minhota. Falamos das Feiras Novas, a última grande celebração popular de verão, considerada como o “maior congresso ao vivo da cultura em Portugal”.
A celebração popular, com mais de 200 anos de história — desde sempre associada a concertinas e bombos, cabeçudos e tradições religiosas em honra de Nossa Senhora das Dores —, atrai milhares de jovens anualmente, tal qual um festival de verão. Este ano, realiza-se entre 6 e 11 de setembro.
Organizada pela Associação Concelhia das Feiras Novas e pela Câmara Municipal, a romaria arranca com a abertura oficial da iluminação, por volta das 22h20, e com as tradicionais rusgas do Alto Minho, um dos pontos altos do programa. Esta tradição secular junta centenas de tocadores de concertina e cantadores por toda a vila. A festa, que só termina por volta das quatro da manhã, acontece em praticamente todas as ruas e pracetas, em tasquinhas, restaurantes e pistas de dança improvisadas.
Quem visita Ponte de Lima pela primeira vez, não pode perder o tradicional cortejo etnográfico, que se realizada no sábado à tarde (9 de setembro), bem como a feira do gado e os concursos pecuários. Outro dos grandes destaques é o fogo de artifício: os espetáculos de pirotecnia acontecem nos dias 9 e 10 de setembro. “As Feiras Novas são o expoente máximo da arte da pirotecnia. Desde o rio à monumental ponte medieval, num cenário majestoso, a convidar a uma esplendorosa sessão de fogo de artifício”, destaca a autarquia.
Os grupos de foliões a tocar bombos, gaiteiros, concertos de bandas de música, fado e folclore também integram o programa da festa anual de Ponte de Lima. A programação completa está disponível online.
A seguir, carregue na galeria para ver imagens das edições passadas.