Na cidade

Vem aí ainda mais frio: os termómetros vão mesmo descer para temperaturas negativas

A vaga que atinge Portugal mantém-se: o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prolongou alguns dos avisos amarelos.
Prepare-se.

Não comece já a guardar os casacos mais quentes. O frio parece não dar tréguas e promete continuar a testar os mais friorentos. Na última semana, as temperaturas desceram a pique em todo o País e nos próximos dias não vai ser muito diferente. A onda de frio que se tem feito sentir em Portugal vai continuar e até fez com que se prolongassem alguns dos avisos amarelos lançados pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

“O tempo vai continuar frio, com temperaturas mínimas baixas até quinta-feira (1 de fevereiro) com emissão de aviso amarelo (até às 6 horas de quarta-feira) para todo o território do continente”, escrevemos na sexta-feira passada.

Na manhã desta segunda-feira, 30 de janeiro, porém, em comunicado citado pela SIC Notícias, o IPMA indicou que, devido à “persistência de valores baixos da temperatura mínima”, prolongou o aviso amarelo até às 11 horas de quinta-feira, 2 de fevereiro, nos distritos de Vila Real, Bragança, Guarda e Castelo Branco.

Na primeira semana de fevereiro, vai então continuar a precisar de várias camadas de roupa para manter o corpo quente. Em algumas regiões do País, os termómetros vão mesmo descer para temperaturas negativas. Bragança, por exemplo, vai chegar aos dois graus negativos de mínima no dia 1, assim como a Guarda. Já Vila Real, Leiria, Santarém, Évora e Beja mantêm-se nos zero graus de mínima no mesmo dia.

Se em Leiria, Lisboa, Santarém, Setúbal e Faro o alerta permanece até às seis horas de quarta-feira, o cenário perdura, para os distritos de Viseu, Portalegre, Évora e Beja, até à mesma hora do dia seguinte. Quanto aos restantes casos (Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra), o IPMA manteve o aviso amarelo até às seis horas de terça-feira.

O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT