Na cidade

Vem aí chuva forte e uma massa de ar polar: as temperaturas podem atingir zero graus

O frio vai assolar o País na próxima sexta-feira, com possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.  
A chuva está de volta.

Esta quinta-feira,  30 de novembro, prevê-se uma descida acentuada das temperaturas em todo o País, devido à entrada de uma massa de ar polar pós-frontal muito fria. Os termómetros podem atingir os zero graus (ou menos) no interior norte e centro, havendo possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.  

Os últimos dias de novembro e os primeiros de dezembro vão ser marcados por uma descida acentuada das temperaturas e pelo regresso da chuva, que deu tréguas na semana passada. Nesta quarta-feira, 29 de novembro, estão previstos aguaceiros em praticamente todo o País, mas mais intensos nas terras altas do norte e centro do País, uma tendência que se deverá manter nos próximos dias.

A precipitação deve-se à passagem de uma frente fria associada à passagem de uma depressão que irá atingir o Golfo da Biscaia. A tempestade que está a afetar os Açores também vai influenciar o tempo no continente já a partir de quinta-feira, 30 de novembro. O mês despede-se assim com “precipitação abundante e generalizada, por vezes forte e persistente, de norte a sul de Portugal continental e em toda a ilha da Madeira”.

A chuva vai cair com mais intensidade nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Porto, Aveiro, Lisboa, Santarém e Portalegre. Em Setúbal, Faro, Guarda e Évora, será em menor medida. Devido ao mau tempo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os 13 distritos do continente sob aviso amarelo.

Ainda na quinta-feira, prevê-se uma descida acentuada das temperaturas em todo o País, devido à entrada de uma massa de ar polar pós-frontal muito fria. Os termómetros podem mesmo atingir os zero graus (ou até menos) no interior norte e centro, havendo possibilidade de queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela.  

O arranque de dezembro será, assim, mais frio do que o habitual, como a NiT já tinha anunciado. As temperaturas vão manter-se baixas até à próxima semana, pelo menos, até quarta-feira.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT