Na cidade

Vem aí mais um passeio para conhecer a “Lisboa dos espiões”

O percurso começa no Hotel Tivoli, na Avenida da Liberdade, e passa pelos locais mais frequentados pelos espiões que estiveram em Portugal.
O ponto de encontro é na Avenida da Liberdade.

Quando a Europa era cenário de guerra, em plena Segunda Guerra Mundial, Lisboa tornou-se um local de passagem de refugiados de guerra e de espiões. A guerra prosseguia por aqui sem tiros, mas com intrigas. Era uma verdadeira “Lisboa de Espiões”, tal como imaginamos nos filmes.

Como se sabe, Salazar declarou, naquela altura, Portugal como um país neutro na guerra que opôs o regime nazi aos Aliados. Esta neutralidade provocou uma verdadeira odisseia de espiões em Lisboa, uma vez que se sentiam seguros nesta cidade. Além disso, a localização geográfica do nosso País, entre a Europa, África e o oceano, transformavam-nos numa belíssima fonte para captar informação confidencial. 

O próximo evento da Peddy + Events, uma empresa de animação turística, é dedicado precisamente a esta cidade secreta dentro de Lisboa. O percurso pedestre “Lisboa dos Espiões” vai acontecer no dia 25 de junho, com início marcado para as 10 horas. O ponto de encontro é em frente ao Hotel Tivoli, na Avenida da Liberdade.

Durante duas horas, vai passar pelos hotéis e cafés que eram verdadeiros ninhos de espiões e conhecer a vida boémia de Lisboa numa Europa mergulhada no terror. “Vamos conhecer os espiões e espias que influenciaram o rumo da guerra a partir da capital numa caminhada que terá o ambiente certo para falar de esconderijos e perigos”, destaca a organização.

A participação no evento tem um custo de 15€ por pessoa (os miúdos até aos 12 anos não pagam desde que acompanhados por adulto). As inscrições podem ser feitas através do email (peddymais@nullgmail.com) ou telefone (914 773 836).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT