Durante a última semana, a neve cobriu várias cidades europeias, mas por cá o frio está longe de chegar. Segundo a previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) entre os dias 5 de novembro e 1 de dezembro, as temperaturas vão estar “acima do normal para a época do ano”.
Na segunda e terça-feira (25 e 26) as temperaturas vão descer de forma mais acentuada nas regiões do Norte e Centro devido à “passagem de uma superfície frontal, de domingo para segunda-feira”. O vento irá mostrar-se mais intenso, com rajadas fortes e prevê-se a ocorrência de chuva mais intensa nas mesmas regiões.
As temperaturas irão oscilar entre os 10 e 23 graus de máxima, enquanto as mínimas deverão ocupar os quatro e 16 graus. “Prevê-se a continuação de temperaturas acima do normal para a época do ano, situando-se o valor da anomalia da temperatura média entre +1 a 6 graus em todo o território”, sublinhou o IPMA.
Os distritos de Setúbal e Faro serão os mais afetados, com localidades que poderão atingir entre 20 e 22 graus. Já Lisboa, deverá registar uma máxima de 21 graus na quinta-feira, enquanto Porto poderá chegar aos 20.
Por outro lado, a “anomalia da precipitação total para a próxima semana deverá ser abaixo do normal para a época do ano”. No entanto, é “expetável a ocorrência de precipitação devido à possibilidade de aproximação de uma região depressionária”, mas trata-se de um cenário com poucas certezas.