Na cidade

Vem aí o ciclone tropical Alex: os dias podem chegar aos 40 graus com noites quentes

As temperaturas sobem a partir de quinta-feira, sobretudo no interior centro e sul do País. Estão 5 a 10 graus acima do habitual.
Os dias vão aquecer.

Já pode voltar a deixar o casaco em casa depois dos últimos dias em que o tempo esteve mais fresco. As temperaturas vão voltar a subir já a partir de quinta-feira, sobretudo no interior centro e sul do País, mesmo a tempo do fim de semana prolongado.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros podem mesmo chegar aos 40 graus entre sexta-feira e sábado em regiões como a Beira Baixa e Alentejo. Como já tinha acontecido há duas semanas, as temperaturas estão cerca de 5 a 10 graus acima do que seria habitual para esta altura do ano.

Estão previstos 38 e 39 graus para Évora e Beja, enquanto que no litoral leste as temperaturas vão andar entre os 20 e os 25 graus. Na capital, os termómetros podem chegar aos 30 graus.

As temperaturas mínimas também vão subir, podendo chegar aos 20 graus, pelo que se esperam noites tropicais a partir de sexta-feira, dia 10 de junho. O aumento das temperaturas deve-se à aproximação de uma massa de ar quente e seca vinda do Leste.

Esta onda de calor deve-se ao ciclone tropical Alex, o primeiro a formar-se no Atlântico Norte este ano e que abre assim a temporada dos furacões.

Se costuma passar mal em dias muitos quentes, como os que se aproximam, saiba o que fazer para aguentar as altas temperaturas sem passar mal. Uma boa forma de enfrentar o calor é optar por passar o dia (ou umas horas) numa piscina. Carregar na galeria para descobrir algumas que ficam a menos de uma hora de Lisboa — com alojamentos onde poderá pernoitar.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT