Lisboa, como tantas outras capitais do mundo, tem bairros típicos, trendy e cool. O Príncipe Real é uma das zonas da cidade que consegue reunir estas três características. Assim se explica que, ano após ano, continue a atrair tantos turistas (e não só).
Mais do que um conjunto de casas, é também “um lugar privilegiado de identidade e pertença” — características que muitos lisboetas (e não só) desconhecem. Por isso mesmo, a Associação Príncipe + Real decidiu organizar cinco dias de bairro aberto, onde dará a conhecer a riqueza desta zona emblemático de Lisboa, a partir de uma perspetiva única.
Assim, de 4 a 8 de outubro, as empresas, lojas, restaurantes e até moradores abrirão as portas à comunidade “para mostrarem o que há, afinal, de tão especial no Príncipe Real”. O bairro que se estende do Rato ao Miradouro de São Pedro de Alcântara e da Praça das Flores à Praça da Alegria.
Durante uma semana, pode começar as manhãs com sessões de ioga ao ar livre ou até mesmo explorar os recantos do Jardim Botânico numa visita guiada pelo próprio jardineiro. Nesta primeira edição do Festival Bairro Real pode ainda aprender a fazer gins — e não só — nos diversos workshops, visitar exposições de artistas que lá moram e aproveitar os descontos especiais e happy hours do comércio local.
E também poderá avaliar as vitrinas das lojas que concorrem à montra mais criativa ou assistir um desfile de moda para conhecer as tendências da estação. O programa inclui ainda um ciclo de “conversas inspiradoras” sobre várias temáticas, como o conceito “cidade dos 15 minutos”, a interculturalidade de Lisboa ou o futuro do Largo do Rato.
“O Festival Bairro Real surge como uma extensão deste compromisso, destinado a tornar-se numa tradição anual que celebra o bairro feliz, unindo as pontas de todos os que fazem parte e colocando essa sinergia ao dispor de todos”, explica Patrícia Luz, da Associação Príncipe + Real. O programa completo do evento será divulgado nos próximos dias nas redes sociais.