Na cidade

Vem aí a primeira edição do Mercado das Marchas Populares (com espetáculos de fado)

O Rossio vai encher-se de pratos típicos e expositores de artesanato. A animação dura até final de junho.
É a primeira edição.

A Praça D. Pedro IV, em Lisboa, acolhe a primeira edição do Mercado das Marchas Populares a partir desta quinta-feira, 20 de junho. A iniciativa, criada pela Associação de Dinamização da Baixa Pombalina (ADBP), vai contar com vários espetáculos de fado e animação gratuitos até 30 de junho.

“O espírito festivo e popular desta iniciativa recupera uma tradição cuja origem remonta aos finais do século XVIII em que a música, o ritmo e a alegria tomavam conta das ruas de Lisboa, numa festividade associada aos Santos Populares e que incluíam desfiles coletivos com passagem obrigatória pelo Rossio e pela Praça da Figueira”, explica a organização.

A festa está de regresso e a animação vai tomar conta da Baixa Pombalina com propostas que vão desde a gastronomia típica portuguesa aos mais de 60 expositores de artesanato, sem esquecer os momentos musicais.

O ponto alto da primeira edição do Mercado das Marchas Populares é a atuação de cinco duplas de fadistas de renome: António Pinto Basto e Teresa Tapadas; Eduardo Almeida e Carolina Gomes; Pedro Galveias e Ana Marta; João Chora e Sara Paixão; Fernando Jorge e Cátia Miranda. Os fadistas vão interpretar músicas tradicionais das marchas populares nos dias 21, 22, 27, 28 e 29 de junho, respetivamente, às 21 horas.

“Com esta iniciativa queremos surpreender e mostrar o empreendedorismo e a capacidade inovadora que a ADBP tem para encontrar novos formatos que visem dinamizar o comércio da Baixa Pombalina”, destaca o presidente da associação, Manuel Lopes.

O Mercado das Marchas Populares realiza-se todos os dias, das 10h00 às 22h30, até 30 de junho. A entrada é gratuita.

O cartaz.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT