Na cidade

Vem aí um escape game ao ar livre pelas ruas de Óbidos

Pode ser feito a pé, mas também existe uma versão mais longa para fazer de bicicleta.
É uma escape room fora da caixa

O que é que acontece quando pegamos numa escape room e lhe tiramos as paredes? Precisamente o que os responsáveis do Escape Tower imaginaram: uma aventura misteriosa pelas ruelas da vila de Óbidos, entre ginjinhas e pessoas trajadas a rigor.

Desde 2015 que organizam jogos no interior da torre do século XII do castelo de Óbidos, mas quando os pedidos de grupos maiores começaram a surgir, tiveram que encontrar uma alternativa que, logicamente, só poderia acontecer ao ar livre. A pandemia entretanto chegou e tornou ainda mais oportuna a ideia.

“Começámos dentro de uma lógica de mistério e queríamos fazê-lo dentro da vila. Os jogadores vão passar por locais que são nossos parceiros, vão a uma loja de artesanato, beber uma ginjinha. No fundo, queríamos que houvesse uma colaboração entre os negócios e empreendedores da vila”, explica à NiT Mara Correia, responsável da Escape Tower.

O jogo começa com uma mensagem enviada aos participantes, que estipula o dia, a hora e as coordenadas onde terão que se apresentar. Lá, as figuras trajadas vão entregar um saco com objetos que terão que ser usados para completar o jogo. Este não é, contudo, um escape game comum.

“Não é um jogo em total autonomia, até porque os enigmas não são simples, não basta procurar isto ou aquilo, é importante que sejam acompanhados”, sublinha. O apoio do game master é indispensável e quando ele não está por perto, serão dadas pistas em vídeo, que serão enviadas por WhatsApp.

A aventura, inspirada nos eventos reais da reconquista da vila aos mouros e da independência portuguesa, pode durar até duas horas, mas existe uma versão ainda mais longa.

Pode ser acrescentado um jogo onde os participantes se movimentam de bicicleta e que inclui uma passagem pela cidade romana que existe junto a Óbidos. Dura cerca de uma hora e termina exatamente onde começa a aventura a pé. No total, o jogo na sua versão completa pode durar até três horas.

“O jogo ao ar livre ajuda as pessoas a conhecer mais sobre a vila do que aquilo que já sabem. A irem além da rua principal”, explica Mara Correia.

As reservas não podem ser feitas através do site oficial da Escape Tower. Têm que ser feitas diretamente e têm atualmente um limite de seis participantes. Mais do que isso só em grupos privados. Os preços variam entre os 12€ e os 16€ por pessoa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT