Após um verão muito quente, o outono chegou com toda a força. Nos próximos dias, espera-se que as temperaturas continuem a descer e que a chuva chegue a todo o País, com especial impacto na região norte, segundo o “Meteored”. Em algumas zonas, os valores de precipitação acumulada vão ser superiores a 100 milímetros.
Apesar da previsão, os portugueses podem contar com um sábado relativamente seco, especialmente na parte da manhã. O cenário vai mudar com uma nova frente que começa por ser sentida no Minho e Douro Litoral, intensificando-se e chegando a outras partes do País até à noite.
As temperaturas vão ser amenas, com as máximas a rondar entre os 20 e os 22 graus no norte. Já no Sul, os termómetros vão estar mais elevados e chegar aos 28 graus em Santarém, Évora ou Beja, por exemplo.
No domingo, 6 de outubro, vamos ter o dia mais chuvoso do fim de semana. As gotas vão começar a cair de forma significativa ainda durante a madrugada, sobretudo no litoral norte, e vão alargar-se a outras áreas. Há possibilidade de períodos de chuva fraca no sul do País.
Em certos locais, como no Minho, os valores de precipitação acumulada podem ultrapassar os 100 milímetros. Isto significa que estas regiões estão sob maior risco de inundações localizadas devido à intensidade da chuva.
A par do cenário chuvoso, as temperaturas também devem começar a descer ligeiramente. Os termómetros vão rondar os 18 e 22 graus nas regiões mais afetadas pela frente fria, acompanhada por ventos moderados a fortes em algumas áreas. Apesar de os valores se manterem estáveis, vai aumentar a sensação de frio.
Segundo as previsões, a próxima semana pode trazer ainda mais chuva. A primeira quinzena de outubro pode ser bastante chuvosa e ter uma quantidade de precipitação acumulada até duas vezes superior à média para esta altura do ano, garante o “Meteored”.