Na cidade

Vem aí um passeio para conhecer a história do massacre dos judeus em Lisboa

Decorre já no próximo domingo, 5 de setembro, e vai passar por alguns dos pontos mais emblemáticos da cidade para a comunidade judaica.
As visitas são a 4 e 5 de setembro.

O primeiro fim de semana de setembro em Lisboa vai ficar marcado por uma lição de história ao ar livre. É já para domingo, dia 5 de setembro, que está marcado um passeio pela cidade que vai dar a conhecer a história dos judeus que foram massacrados no nosso País, no início do século XVI. 

Organizado pela Peddy+, o passeio “Lisboa Judaica” tem início às 10 horas. Durante as três horas seguintes, os participantes vão passar por alguns dos pontos mais emblemáticos — e sombrios — da cidade para a comunidade judaica que, em 1506, foi dizimada. Estima-se que tenham morrido entre dois e quatro mil judeus nesse período. O passeio permitirá também conhecer a diáspora judaica (as expulsões forçadas dos judeus em Portugal).

O passeio inicia-se no Largo de São Domingos, junto ao memorial do massacre aos judeus, com direção a Alfama. O valor de inscrição é de 15€ e tal como na visita do dia anterior, os miúdos até aos 12 anos têm participação gratuita, se forem acompanhados por um adulto. 

No dia anterior, sábado, dia 4, a Peddy+ organiza um outro passeio, neste caso uma visita guiada ao Palácio Palmela. Com construção finalizada em 1792, trata-se de um exemplo do estilo barroco conhecido ainda por poucos. O primeiro residente foi Manuel Caetano de Sousa, um dos arquitetos da família real portuguesa. Depois, passou para os Condes da Póvoa e, mais tarde ainda, para Maria Luísa Holstein que veio a casar com o filho herdeiro do Duque de Palmela, daí o nome por que é conhecido o Palácio. Atualmente, o edifício abriga a Procuradoria-Geral da República.

O ponto de encontro deste passeio de sábado é na Rua da Escola Politécnica n.º140 às 10h30. Tem duração de hora e meia e um custo de 10€ por pessoa, sendo que os miúdos até aos 12 anos não pagam bilhete, desde que acompanhados por um adulto.

Para se inscrever nos eventos deve enviar um e-mail para peddymais@nullgmail.com ou contactar a organização através do número 914 773 836. O uso de máscara é obrigatório em ambos os passeios.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT