Com a chegada do “pico do verão”, chegam também as famosas chuvas de estrelas Perseidas, que iluminam os céus durante o mês de agosto. Em 2024, não será exceção, e já estão a ser divulgadas algumas atividades para assistir ao fenómeno.
Longe das luzes da cidade, a Serra de Sintra é um dos lugares de eleição para ver a tão esperada chuva de estrelas, considerada um dos espetáculos astronómicos mais imperdíveis e bonitos do ano. Uma das novas propostas da Lynx Travel, empresa que organiza viagens de aventura, passeios culturais e experiências fotográficas, é precisamente caminhar pela serra à luz das estrelas.
Apesar da chuva de meteoros estar ativa entre 17 de julho e 24 de agosto, um dos seus picos de atividade vai acontecer a 10 de agosto, altura em que está marcada a visita noturna. Se o tempo estiver bom, deverá ser possível ver até 100 meteoros por hora.
“É necessário ter espírito de aventura para percorrer os mais escuros trilhos da serra de Sintra”, sublinha a empresa. O ponto de encontro é no Convento dos Capuchos, às 21 horas.
Durante cerca de cinco quilómetros irá percorrer trilhos até chegar a um monumento megalítico situado a quase 500 metros de altitude — um dos pontos mais altos da serra. A caminhada prossegue até ao Bosque dos Druidas, um local “mágico e secreto” onde será realizada uma celebração em honra da chegada das estrelas cadentes.
No ritual de conexão com os elementos sagrados celtas, vai ser possível provar uma poção mágica, uma bebida afrodisíaca Celta. Depois desse momento, é altura de regressar ao ponto de partida.
O percurso da Lynx Travel demora cerca de 3h30, pelo que a organização aconselha que leve calçado confortável, água, reforço alimentar e lanterna frontal. Se quiser participar tem de enviar o nome completo, número de cartão de cidadão e data de nascimento para o email lynxtravel11@nullgmail.com. A inscrição custa 10€ por pessoa e 5€ para crianças dos 6 aos 12 anos. Para saber mais pormenores, consulte a página do evento.